Café científico de Brasília –1° Encontro do Club France

Qual futuro para os biocombustíveis depois da COP21? Diagnósticos político, tecnológico e jurídico.

O 28°Café científico de Brasília foi excepcionalmente realizado na Universidade de Brasilia (UnB), mais precisamente no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), por ocasião do lançamento, na quinta-feira 10 de março de 2016 do Club France.

O Reitor Ivan Camargo e o Vice reitor Jaime Santana, ambos francófonos e francófilos, estavam presentes, testemunhando assim da importância deste primeiro encontro do Club France na UNB . Este evento é aberto a qualquer pessoa que queira debater em francês temas variados e que dizem respeito à França e ao Brasil.

Nesta ocasião, mais de quarenta personalidades estavam presentes, a fim de escutar as intervenções de quatro especialistas e de discutir com eles o papel e sobretudo o futuro dos biocombustíveis depois da COP 21, que realizou-se em Paris em dezembro de 2015.

Neste contexto, Laurent Durieux expôs o estado atual da questão dos biocombustíveis no âmbito da COP 21 com o foco na França. Em seguida Marcelo Poppe evocou a abordagem do Brasil no que diz respeito as biocombustíveis no âmbito dos compromissos assumidos durante a COP 21. Em seguida a palavra foi dada a Priscila de Andrade, que apresentou os instrumentos jurídicos que permitem o desenvolvimento dos biocombustíveis através do direito transnacional. Alessandro Oliveira encerrou com exemplos de projetos de pesquisa realizados pelo faculdade UnB Gama.

As questões finais, sempre muito interessantes, deram lugar a algumas discussões entre o público e os palestrantes. O evento terminou com iguarias francesas servidas aos participantes ao redor de um lanche convivial.

Palestrantes:

LAURENT DURIEUX é Especialista em clima e desenvolvimento sustentável da Embaixada da França, colocado à disposição do CGEE. Geógrafo, especialista em questões globais e monitoramento do ambiente por satélite, especialmente na Amazônia.

MARCELO POPPE é Consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos em energias renováveis, biocombustíveis e mudanças climáticas. Ele é também o ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Energético, Ministério de Minas e Energia, responsável pela implementação da Política Nacional para as energias renováveis, a eficiência energética e a tecnologia.

PRISCILA DE ANDRADE é Doutora em Direito pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Especialista em Direito internacional ambiental, United Nations Institute for Training and Research (UNITAR). Professora e pesquisadora pós-doutorado (PNPD-CAPES) no Centro Universitário de Brasília.

ALESSANDRO OLIVEIRA, é Diretor da Faculdade UnB Gama, onde são ministrados os cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva e Engenharia de Energia. Ele fez um doutorado em mêcanica na Ecole Nationale Supérieure D’arts Et Métiers.

JPEG
JPEG
JPEG

publié le 29/03/2016

haut de la page