Segundo encontro do Club France - 29° Café Científico de Brasília

No dia 30 de agosto, ocorreu o segundo encontro do Clube France na UnB. Este foi ao mesmo tempo o 29° Café Científico de Brasília. O tema foi sobre a Missão Arqueológica Franco-Brasileira do Piauí e, notadamente, sobre os primeiros povoamentos pré-históricos na América do Sul.

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UnB sediou o evento no seu auditório. O Departamento de Filosofia e de Antropologia tinham contribuído ativamente para a organização do café gerido pela Embaixada da França em Brasília. A lingua Francesa foi homenageada, no entanto uma tradução simultânea em Português tinha sido planejada.

Depois da abertura feita pelo Sr. Alain Bourdon, Conselheiro de Cooperação e de Ação Cultural da França no Brasil, e pela Sra. Christiane Girard, Vice-Diretor do ICS, três arqueólogos franceses e brasileiros intervieram. Foram eles:

- Eric Boeda: Professor da Universidade Paris X- Nanterre, membro honorário do Instituto Universitário da França e Diretor da missão arqueológica francesa no Piauí.

- Sibeli Viana: Professora do curso de graduação de Arqueologia e de pós-graduação de História na PUC Goiás. Faz parte da equipe franco-brasileira de pesquisas arqueológicas no Piauí.

- Marcos Ramos: Doutorando em pré-história no âmbito de uma co-tutela entre as universidades de Sergipe e de Paris-X Nanterre. Ele também é membro da missão arqueológica franco-brasileira.

Philippe Lacour, professor de filosofia da UnB, moderou a sessão.

Este evento foi uma oportunidade para falar sobre a Serra da Capivara, vasto parque no sul do Piauí, que detém os mais antigos vestígios da presença humana atualmente conhecidos na América do Sul (pelo menos 35 000 anos). Os vários sítios arqueológicos atualizados confirmam que se trata de um fenômeno de importância, testemunho de uma colonização antiga e densa. Um paradigma foi quebrado, o qual os primeiros povoamentos no continente americano não podia exceder 15.000 anos. Argumentos foram apresentados com base em critérios climáticos e cognitivos.

O evento se encerrou com um momento de convivialidade em torno de alguns petiscos franceses.

Veja abaixo as fotos do evento:

JPEG

JPEG

JPEG

JPEG

publié le 02/09/2016

haut de la page