Visita do Embaixador, Sr. Denis Pietton, a Minas Gerais.

JPEG
O Embaixador e o Sr. Antônio Anastasia, Governador de Minas Gerais. Foto: Agência Minas /Wellington Pedro.

O Embaixador da França esteve em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, do dia 19 ao dia 21 de fevereiro de 2014, acompanhado de uma delegação de empresários, do Cônsul-Geral da França no Rio de Janeiro, Sr. Brice Roquefeuil, e do Diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Sr. Laurent Duriez.

Durante a primeira parte de sua visita, o Sr. Denis Pietton participou, com a representante da União Europeia no Brasil, Sra. Ana Paula Zacarias, de um evento sobre Direitos Humanos, organizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o qual contemplou, em especial, a promoção do trabalho dos defensores de Direitos Humanos e a situação dos quilombolas.

Além disto, o Embaixador foi recebido pelo Governador do Estado de Minas Gerais, o Sr. Antônio Anastasia, e pelo prefeito da cidade de Belo Horizonte, o Sr. Marcio Lacerda. Evocou com seus interlocutores temas de interesse econômico e as relações de cooperação entre a França e Minas Gerais, por um lado; e Belo Horizonte, por outro. Uma cooperação importante e antiga une, de fato, o Estado de Minas Gerais e a região Nord Pas-de-Calais.

Durante sua visita, o Sr. Denis Pietton esteve acompanhado de uma delegação de empresas francesas, já presentes em Minas Gerais ou desejosas de desenvolver projetos no Estado. Visitou a usina de tubos de Barreiro da empresa francesa Vallourec – um dos maiores empregadores locais, uma vez que 4500 pessoas trabalham, atualmente, nesse estabelecimento. Conversou, também, com o Presidente da Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

O Embaixador e a delegação empresarial presente ao seu lado foram, fora isto, recebidos pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), “braço armado” financeiro do Estado de Minas e parceiro privilegiado da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O programa implementado pelo BDMG, amparado por um financiamento de 50 mi € da AFD, destina-se a acompanhar investimentos nos munícipios do Estado que levam em consideração questões relacionadas à mudança climática (mobilidade urbana, eficiência energética, prevenção dos riscos de inundação...). O Embaixador congratulou-se com a excelência e o caráter exemplar desta cooperação, na perspectiva da próxima conferência internacional sobre o clima, a ser realizada em Paris, em 2015.

Por fim, o Embaixador visitou a Aliança Francesa de Belo Horizonte e assinou, com a Universidade Federal de Minas Gerais, o acordo de cooperação “cátedras francesas na UFMG”, que visa promover a vinda à UFMG de professores franceses, no intuito de desenvolver atividades de cooperação em matéria de pesquisa e ensino, a partir do nível de mestrado.

JPEG
O Embaixador e o Sr. Antônio Anastasia, Governador de Minas Gerais. Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

JPEG
O Embaixador da França e a delegação que o acompanhou foram recebidos pelo BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

JPEG
O Embaixador e o Reitor da UFMG, Clélio Campolina

JPEG
Assinatura do acordo de cooperação com a UFMG.

publié le 25/02/2014

haut de la page