Visita do Embaixador, Sr. Denis Pietton, ao Amapá

O Embaixador da França no Brasil foi a Macapá, no Amapá, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2014.

Trata-se da primeira visita ao Estado do Embaixador, desde que assumiu o cargo. O Amapá é um Estado importante na relação entre a França e o Brasil, pois faz fronteira com o departamento francês da Guiana.

Nessa ocasião, o Embaixador foi recebido pelo Governador Camilo Caperibe, no Palácio do Setentrião. Esse encontro permitiu evocar as relações de cooperação entre a França e o Amapá – em especial, as questões de cooperação transfronteiriça com o departamento da Guiana Francesa. Encontrou-se, também, com o prefeito de Macapá, Sr. Clécio Luis.

O Embaixador esteve acompanhado, durante sua visita a Macapá, do Diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Sr. Laurent Duriez, e do Diretor do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), M. Frédéric Huynh; dialogou, ainda, com os responsáveis de instituições científicas e universitárias do Amapá que participam dos vários projetos de cooperação existentes nestes campos, entre a França e o Brasil. De fato, a França apoia ações de cooperação na região, que versam, em especial, sobre a formação científica, a pesquisa sobre biodiversidade, ou ainda, a valorização dos recursos naturais dos Estados amazônicos e do departamento da Guiana Francesa.

A cooperação científica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD) conjuntamente com as instituições do Estado do Amapá (Universidade, Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica, secretários de Estado de Ciência e Tecnologia) tem participado ativamente, por muitos anos, com a presença contante de pesquisadores franceses, principalmente no âmbito da cooperação transfronteiriça com a Guiana Francesa e toda a Amazônia. O IRD coordena o projeto OSE-Guyamapa de observação por satélite de mudanças ambientais da Bacia do Oiapoque.

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) apoia o desenvolvimento da infraestrutura regional da Guiana Francesa e a parceria entre a Guyacom e Oi pela interconexão por fibra ótica entre a Guiana Francesa e o Amapá.

Por fim, o Sr. Denis Pietton visitou o Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand e dialogou com a Diretora e os professores dessa instituição, que recebe cerca de 2000 alunos. Durante sua estadia, encontrou-se, também, com a comunidade francesa do Amapá.

O Embaixador da França no Brasil, Sr. Denis Pietton e o Governador do Amapá, Sr. Camilo Caperibe - Fotos: Agência Amapá de Notícias

JPEG

JPEG

publié le 17/02/2014

haut de la page