Visita do Embaixador, M. Denis Pietton ao Parque Nacional da Serra da Capivara.

JPEG

O embaixador Denis Pietton, acompanhado de Jean-Paul Rebaud, conselheiro de cooperação e de ação cultural, e de Lucien Munoz, representante da UNESCO no Brasil, esteve nos dias 28 e 29 de julho no Parque Nacional da Serra da Capivara no Estado do Piauí (nordeste brasileiro). Também estiveram presentes o governador do Piauí e o deputado Hugo Napoleão, presidente do grupo de amizade França-Brasil.

O objetivo dessa visita foi o de destacar a importância do Parque da Serra da Capivara - fundado pela arqueóloga franco-brasileira Niede Guidon - tanto sob uma perspectiva arqueológica quanto sob a perspectiva da cooperação franco-brasileira. O Parque da Serra da Capivara, que foi classificado patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, reúne, de fato, um conjunto excepcional de locais pré-históricos (sobretudo por suas centenas de afrescos) que permitiram com que fosse provado, graças ao trabalho e à perseverança de Niede Guidon, que a América do Sul já tinha sido habitada bem antes das migrações pelo estreito de Bering. Os arqueólogos franceses e brasileiros contribuem com esse local há trinta anos, e hoje, a missão arqueológica francesa é conduzida pelo professor Boeda da Universidade de Paris Nanterre. O embaixador da França condecorou Niede Guidon com a Legião de Honra no ultimo dia 8 de abril.

Além de ter valorizado essa cooperação antiga e frutífera e de ter confirmado o interesse da França em continuá-la, essa visita permitiu que fossem analisados, junto às autoridades do Piauí, os meios que melhor permitiriam com que os trabalhos realizados na Serra da Capivara fossem divulgados, na França e no Brasil, e de fazer com que a população da região seja ainda mais beneficiada pela proximidade que possui com esse lugar único.

publié le 05/09/2014

haut de la page