Uma celebração do 14 de julho em Brasilia marcada pelo atentado em Nice

PNG

Foi no momento da chegada dos convidados à Embaixada da França, para a tradicional festa do 14 de Julho, que o Embaixador foi informado do trágico acontecimento em Nice. Atendendo a seu pedido, as centenas de convidados fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado.

Em seu discurso, o Embaixador Laurent Bili havia previsto relembrar os atentados de novembro de 2015. Suas palavras ganharam, assim, um significado ainda maior com o atentado de Nice, tornando-se ainda mais atuais. O Embaixador declarou:

“Eu gostaria de agradecer as autoridades brasileiras e o povo brasileiro por toda a solidariedade que vimos atravessar o Brasil, de Porto Alegre a Belém do Pará, no momento dos covardes atentados que ensaguentaram Paris. Aqui mesmo em Brasília, os principais prédios públicos foram iluminados com as cores da França. Além disso, a escola de samba Vai Vai também rendeu homenagem à França no carnaval de São Paulo.

Apesar de viver esse momento de provação, a nossa República continua mais forte e mais unida do que nunca. Ela sabe que é fazendo valer plenamente seus valores de liberdade, igualdade e fraternidade que ela poderá vencer as ideologias do ódio.

A França tem orgulho de ser um país aberto ao mundo. Ele tem orgulho da diversidade das origens de suas crianças que lhe honram em todas as áreas da sociedade francesa.

As bandeiras da Embaixada da França em Brasília estão em meio mastro e ficarão assim durante os três dias de luto nacional decretado na França pelo Presidente da República”.

Nesta manhã, sexta-feira, 15 de Julho, o Embaixador declarou:

“Agradeço de coração as inúmeras mensagens de condolências e de solidariedade recebidas pela Embaixada da França, por meio do governo brasileiro ou dos cidadãos brasileiros chocados como nós com esse ato bárbaro cometido em Nice. Essas mensagens mostram a profunda amizade que une os povos francês e brasileiro, amizade fundada nos valores partilhados de liberdade, igualdade e fraternidade e de recusa ao ódio e à intolerância. Por fim, torço pela pronta recuperação dos dois cidadãos brasileiros feridos em Nice ontem à noite”

As famílias brasileiras ou francesas sem notícias de seus familiares que estiverem em Nice podem contatar, do Brasil, o centro de ajuda às vítimas do Ministério francês das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional pelo número +33 1 43 17 56 46.

Para saber mais:

- Declaração do Presidente da França, François Hollande, sobre os acontecimentos em Nice

- Discurso do Embaixador na recepção do 14 de julho de 2016

- Embaixada do Brasil na França

publié le 15/07/2016

haut de la page