TEDxParque das Nações Women - Embaixada da França, 29/05/15

Dia 29/05, na Embaixada da França, aconteceu o TEDx Parque das Nações Women, evento inédito em Brasília, totalmente voltado para o tema da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.


Discurso de Patrick RISSELIN, Adido para Assuntos Sociais

Senhoras e (poucos) senhores aqui presentes,

Boa tarde.

Em nome do nosso Embaixador Denis PIETTON, ausente por motivos independentes da sua vontade, e em nome de toda a Embaixada da França, sejam bem-vindos.
Na ocasião do seu grande evento Tedex a favor da causa das mulheres, estamos muito felizes e honrados de lhes acolher nesse espaço Le Corbusier, dedicado as nossas atividades culturais.

Estamos honrados e felizes da parceria que nos estabelecemos com a ONU-Mulheres, que aproveito para cumprimentar.

E isso também, porque ha décadas, e em particular nesses ultimos anos, a França desenvolveu uma politica voluntarista e exemplar em matéria dos direitos das mulheres.

Depois de diversas leis e dispositivos, nosso pais adotou em 04 de agosto do ano passado, uma lei- « quadro » : a lei para a igualdade real entre as mulheres e os homens. Ela impõe uma abordagem transversal da igualdade de gênero em todas politicas publicas assim que medidas bem concretas. Por exemplo : o compartilhamento das tarefas familiares e domésticas ; a luta contra a violência conjugal e os estereotipos; o incentivo ao acesso das mulheres às responsabilidades politicas e econômicas e a igualdade salarial.

Desejando ficar na ponta da luta pela igualdade, a Ministra francesa encarregada dos direitos das mulheres, a senhora Pascal BOISTARD, veio ao Brasil , ha duas semanas atras na ocasião do Global Summit of Women. Ela destacou que atualmente na França as mulheres representam 30% dos membros dos conselhos de administração das maiores empresas do nosso pais, e que o objetivo e de levar essa taxa a 40% em 2017. Ela evocou a campanha do nosso governo contra o assedio nos transportes coletivos.

Para concluir um encontro muito caloroso com a Ministra Eleonora Meniccci, a Ministra francesa a convidou para participar do dia dedicado às mulheres na conferência mundial do Clima em Paris em dezembro. De fato, consideramos que a questão climatica tem também repercussões sobre a desigualdade de gênero.
Por fim, nossa Embaixada apoia de modo muito concreto a luta das mulheres, financiando o projeto «Ciranda Feminista » da ONG CFEMEA em favor das mulheres da comunidade Santa Luzia, no distrito federal.

Desejo pleno sucesso aos seus debates, cuja qualidade ja pude apreciar.

JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG

publié le 01/06/2015

haut de la page