Seminário de Degradação Florestal na Amazônia: Os desafios de pesquisa para a gestão das florestas degradadas

Meio ambiente é tema de debate internacional em Belém

Evento faz parte da programação de antecipação da 21ª Conferência do Clima, que acontece em Paris.

Ao final de abril, a capital paraense vai ser sede de diversas discussões ambientais acerca dos problemas climáticos globais. A rede de pesquisa Observatório de florestas tropicais manejadas, a Tropical Managed Forests Observatory, (sigla em inglês TmFO), com o dispositivo Amazônia Embrapa UFPA Cirad promovem na cidade o "Seminário de Degradação Florestal na Amazônia: Os desafios de pesquisa para a gestão das florestas degradadas", nos dias 29 e 30 de abril. Este evento aberto ao publico propõe uma reflexão sobre os desafios para conservação das florestas tropicais e tem como objetivo identificar como as pesquisas podem contribuir para a melhoria da gestão das florestas degradadas. A agenda acontece na sede da EMBRAPA, em Belém.

Os cientistas convidados estarão reunidos desde o início da semana no Encontro da Rede TMFO Amazônia. O encontro preparatório dos pesquisadores visa analisar os resultados das pesquisas da rede TmFO para compreender e discutir os efeitos a longo prazo da exploração madeireira sobre os ecossistemas florestais tropicais.

Os eventos trazem em foco questões como o valor ecológico das florestas degradadas, as tipologias e trajetórias da degradação florestal, além da restauração das florestas e as oportunidades para garantir o seu valor ecológico e econômico. A forma com que as pesquisas podem ser mais efetivas em apoiar as políticas públicas na promoção de uma melhor gestão destas florestas é a pauta
principal de discussão da programação.

O TmFO é uma rede internacional que engloba 490 parcelas florestais permanentes, espalhadas não só pela Amazônia, como também no Congo e no Sudeste Asiático. O objetivo principal é, a partir da obtenção de dados concretos, construir uma nova orientação de gestão florestal sustentável e de preservação destas florestas tropicais.

JPEG

Os eventos fazem parte da agenda positiva de antecipação da XXI Conferência sobre Mudança Climática (Paris Climat 2015), conferência mundial que acontece em Paris em 2015, e visa um compromisso global sobre as mudanças climáticas que vêm acontecendo no mundo. Este grande evento, que reúne delegações de todo o mundo, tem como objetivo chegar a um acordo crucial sobre as alterações climáticas que entraria em vigor em 2020, atualizando e complementando o Protocolo de Kyoto de 1997.

A programação é promovida pelo centro de pesquisa francês Cirad e a Embrapa, com apoio da Embaixada da França no Brasil e da Aliança Francesa de Belém.

Programa: http://iloapp.tmfo.org/blog/news?ShowFile&doc=1429791000.pdf

publié le 28/04/2015

haut de la page