Semana de imersão e formação para professores de francês da jurisdição consular de Brasília

De 15 a 19 de fevereiro de 2016, cinco dias de formação voltados para professores de francês foram organizados pela Embaixada da França com o apoio da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF).

A semana foi aberta pelo Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada, Alain Bourdon, na presença da Presidente da APFDF, Denise Damasco, e da Adida de Cooperação Educativa, Catherine Pétillon.

A formação reuniu 24 professores do Distrito Federal, Amazonas e Goiás, que lecionam nos CILs (Centros Interescolares de Línguas), nas Alianças Francesas e nas universidades federais (UnB, UFAM, UFG).

Os professores beneficiaram da experiência das professoras Elfrida Delmer-Davigny, especialista em formação digital junto ao CANOPE (rede de criação e acompanhamento pedagógico) e coordenadora acadêmica junto ao CLEMI (Centro de Encontro para o Ensino e os Meios de Informação), instituições vinculadas à Academia de Ensino da Guiana, e Edwige Fijak, formadora credenciada junto à TV5Monde e professora de francês como língua estrangeira no México.

Durante esta formação de 40 horas, os professores adquiriram conhecimentos sobre como dominar alguns meios de comunicação (web, rádio, vídeo, imprensa escrita), analisar conteúdos midiáticos, criar panoramas pedagógicos e implantar atividades de produção de informações, conhecimentos estes que poderão utilizar com seus próprios alunos.

Além do mais, num país como o Brasil, onde TV5Monde é de fácil acesso, era importante formar docentes voltados à utilização de documentos televisivos de TV5MONDE et de sua página Internet, que representam uma riquíssima fonte de recursos audiovisuais e de conteúdos multimídias: documentos autênticos, vivos e atuais, além de centenas de fichas pedagógicas prontas para serem empregadas.

Os professores puderam também assistir à projeção do filme « Dans la maison », de François Ozon, com Fabrice Luchini, na Sala Le Corbusier da Embaixada da França.
Finalmente, para encerrar a semana, o Embaixador da França, Laurent Bili, proferiu uma conferência sobre a profissão de diplomata, seguida de um debate com os professores.

Esta semana de imersão e formação, organizada pela primeira vez pela Embaixada da França, foi um sucesso e será novamente proposta aos professores de francês antes do final do ano de 2016.

PNG
JPEG

publié le 24/02/2016

haut de la page