Rio +20 (de 20 a 22 de junho de 2012)

Atuante nos três pilares do desenvolvimento sustentável (econômico, ambiental e social), o Ministério francês das Relações Exteriores, por meio de sua Direção-Geral da Globalização, do Desenvolvimento e das Parcerias, dedica uma atenção especial à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável “Rio+20” e compromete-se, ao lado de seus parceiros, com resultado ambicioso.
JPEG

JPEG ©Présidence de la République - Christelle ALIX - Discurso do Presidente da República francesa, M. François Hollande na RIO+20 - Conférence des Nations Unies sur le développement durable
GIF O prêmio WWF é outorgado à França -14.06.12 - A França receberá hoje, no Rio de Janeiro, o prêmio WWF "Leaders for a living planet". Este prêmio recompensa o compromisso de nosso país para com a promoção da convenção das Nações Unidas de 1997, que trata das águas transfronteiriças. Este acordo, de alcance universal, preconiza uma cooperação regional mais acentuada no que tange à gestão dos rios internacionais e ao respeito dos princípios de utilização racional e justa da água. Inscreve-se, portanto, em uma diplomacia preventiva, fator de paz e estabilidade.

A França ratificou essa convenção em fevereiro de 2011, e vem, desde então, acionando sua diplomacia para convencer outros países a fazer o mesmo. A mobilização em torno do 6° Fórum mundial da água (março de 2012), em Marselha, fortaleceu a dinâmica atual. Vários parceiros ratificaram recentemente a convenção, ou estão prestes à fazê-lo; o objetivo de reunir 35 Estados aderentes, para que a convenção entre em vigor, deve ser atingido em 2013.
JPEG Exposição "A Terra vista do Céu" - De 27 de abril a 24 de junho, a exposição « A Terra vista do Céu » de Yann Arthus-Bertrand será apresentada na Cinelândia pela primeira vez no Brasil, como prelúdio da “Rio+20”” - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento sustentável. A céu aberto, a mostra revela tanto as belezas do mundo inteiro quanto a degradação da natureza, causada pelas ações do homem. Durante dois meses, o público poderá admirar gratuitamente as 130 imagens, de grandes dimensões, tiradas de helicópteros. Essas imagens revelam um novo planeta: incrivelmente belo e, ao mesmo tempo, terrivelmente frágil.

- http://riodejaneiro.ambafrance-br.org/spip.php?article590

publié le 26/06/2012

haut de la page