Reunião da rede francesa no Brasil (Brasilia, 29/09-02/10)

GIFUma vez por ano, quase todos os agentes franceses da rede francesa no Brasil se reúnem em Brasília, com o Embaixador da França, para fazerem um balanço do ano que passou, prepararem as ações a serem realizadas futuramente e se conhecerem melhor.

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, tal encontro torna-se indispensável para reforçar os laços humanos entre os colegas, melhorar a comunicação e também aumentar a eficácia coletiva de uma estratégia de influência comum.

Durante três dias, diversas reuniões e ateliês permitiram o desenvolvimento de uma reflexão conjunta entre os agentes diplomáticos, consulares e gestores e, principalmente, entre a cooperação econômica, cultural, científica, educativa, militar e de segurança da Embaixada, os três Consulados Gerais, os três liceus franceses e as 40 alianças francesas, sem esquecer os novos conselheiros consulares e também os 21 cônsules honorários espalhados por todo o Brasil. Estavam representados também a Câmara de Comércio França-Brasil, a UbiFrance, a Agência para os investimentos internacionais na França, o Centro Nacional para a Pesquisa Científica, o Centro Internacional para Pesquisa Agronômica e Desenvolvimento, a Agência Francesa de Desenvolvimento, a Atout France, a região da Martinica e os conselheiros de comércio exterior. Esse ano, a reunião contou com a participação do filósofo brasileiro Renato Janine Ribeiro como convidado de honra, e dos altos responsáveis parisienses da Fundação Aliança Francesa e do Quay d’Orsay, tais como a Diretora Geral para a Globalização e a Diretora das Américas.

publié le 08/10/2014

haut de la page