Palestra da Embaixada da França sobre os estudos na França na 2° Feira da Internacionalização da UnB

No dia 23 de outubro, aconteceu a 2° Feira da Internacionalização da Universidade de Brasília (UnB), que foi organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB e contou com a presença de várias Embaixadas e instituições promovendo os estudos no exterior. A Embaixada da França tinha um estande onde podiamos encontrar informações práticas do Espaço Campus France do Instituto Francês do Brasil sobre os programas e os procedimentos para estudar na França.

Neste âmbito, o Dr Philippe Martineau, Conselheiro de Cooperação e Ação cultural adjunto da Embaixada da França, fez uma palestra sobre as oportunidades de estudar na França. Depois da palestra, dois estudantes brasileiros testemunharam a sua experiência de mobilidade universitária na França e responderam perguntas de cerca de cinquenta estudantes que estavam presentes na platéia :

JPEG
No estande da Embaixada da França na 2° Feira da Internacionalização da UnB : Mariana Lyra (DCE, UnB), Philippe Martineau (Embaixada da França no Brasil), Lucas Amaro Costa (ex bolsista-Brafitec), e Érica de Oliveira Carvalho (ex-estudante na Universidade Paul Sabatier de Toulouse, França)

Lucas Amaro Costa foi bolsista do programa franco-brasileiro BRAFITEC para estudantes de engenharias e morou dois anos na França. Obteve o diploma de Engenheiro Eletrônico da instituição de ensino superior francesa ENSICAEN (École Nationale Supérieure d’Ingénieurs de Caen – Escola nacional superior de Engenheiros de Caen) e realizou dois estágios em duas empresas franceses : 4 meses na GDF-Suez e 6 meses na SAFRAN Aeronáutica. Ele está terminando seus estudos em Engenharia Elétrica na UnB.

Érica de Oliveira Carvalho deu também seu depoimento. Ela terminou um doutorado em dezembro de 2013, em Ciência da Informação, na UnB. Fez estágio doutoral na Universidade Paul Sabatier de Toulouse, no laboratório IRIT (Institut de Recherche en Informatique de Toulouse – Instituto de Pesquisa em computação de Toulouse) com o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. No momento atua como professora substituta em Engenharia de Software na Faculdade UnB Gama (FGA).

publié le 30/10/2014

haut de la page