Outros eventos

-  2 SEMINÁRIOS

1. Sentidos do barroco

Conferências de 24 de setembro a 9 de outubro de 2016, em São Paulo, no Centro de Referência da Dança e no Sesc.

Direção geral: Ana Teixeira

Concepção: Ana Teixeira, Clara Couto, Osny Fonseca e Raquel Aranha

Coordenação: Ana Teixeira, Clara Couto, Osny Fonseca, Marianna Monteiro e Raquel Aranha.

Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos investiga o termo “Barroco", tangenciando processos culturais em distintos contextos, períodos históricos e expressões artísticas. Dança, música, teatro, religião, história, literatura e arquitetura são os campos do conhecimento convocados para conversas com ênfase no corpo.

As atividades do evento estão distribuídas em: oficinas, palestras, conferências dançadas e grupo de estudo, que ocorrerão em diferentes instituições.

O Centro de Referência da Dança (CRD) receberá as oficinas práticas e o grupo de estudo, ambos coordenados pela coreógrafa e especialista em dança barroca, Béatrice Massin (França). No Centro de Pesquisa e Formação (CPF/SESCSP) acontecerão as palestras e as conferências dançadas.

As conferências serão transmitidas ao vivo (pelo site do Centro de Referência da Dança)

+ info:
- http://www.crdsp.com.br/
- https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/sentidos-do-barroco-outras-direcoes-outras-logicas-outros-gestos

2. IDA-E-VOLTA: Dança Brasil-França

Como um encontro entre histórias e culturas da dança – centralizações e descentralizações, influências e consolidação, migrações e transposições - o seminário IDA-E-VOLTA, Dança Brasil-França (ou ALLER-RETOUR: Danse Brésil-France) propõe um inédito e original formato de encontro entre 13 pesquisadores dum total de 11 universidades brasileiras e francesas para um trabalho de imersão, pesquisa, debate e difusão de conceitos e perspectivas em história, crítica e teoria em arte.

Produzido, dentro do FDB 2016, FranceDanse Brésil 2016, pela Secretaria de Estado da Cultura, SP/APAA, Associação Paulista dos Amigos da Arte e pela Bienal de Dança do Ceará (em parceria com o Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Petrobrá e o Governo do Estado do Ceará, e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, ), o programa será realizado em duas cidades, São Paulo (18 a 20 outubro, Teatro Sérgio Cardoso) e Fortaleza (20 a 24 de outubro, Bienal de Dança do Ceará).

Neste programa, onde o “ida-e-volta” de informações se faz entre “pesquisadores que ensinam”, abrem-se, através de conferências e entrevistas, reflexões para artistas, professores, alunos e plateias da dança, em ações para todos.

Em paralelo, durante uma semana, e em duas cidades brasileiras, um intenso trabalho de laboratório, com foco na pesquisa e ensino da dança, arte contemporânea e estudos culturais, será realizado entre os pesquisadores, resultando num e-book em português e francês, e em parcerias institucionais entre as universidades.

Curadoria: Cássia Navas
Curadoria internacional: Isabelle Launay
Pesquisadores-professores: Airton Tomazzoni (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, PUCRGS), Arnaldo Alvarenga (Belo Horizonte, Minas Gerais, UFMG), Arnaldo Siqueira (Recife, Pernambuco, UFPE), Beatriz Cerbino (Niterói, Rio de Janeiro, UFF), Cássia Navas (São Paulo, UNICAMP) , Eliana Rodrigues (Salvador & Rio de Janeiro, UFBA) Geisha Fontaine (Paris & Saint-Denis, Université Paris V & Université de Lille) Isabelle Launay (Paris, Université Paris 8), Leonel Brum (Fortaleza Ceará, UFC), Luciana Paludo (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, UFRGS) e Rosa Primo (Fortaleza, Ceará, UFC).
Pesquisadores : Henrique Rochelle e Gisela Dória Sirimarco (São Paulo, UNICAMP)

+ info : teatrosergiocardoso.org.br ; www.bienaldedanca.com

- FILMES

Exibição filmes de coreógrafos franceses e filmes de videodança da Nouvelle cinémathèque de la danse / Centre national de la danse – CND

Outras peças dos coreógrafos estão disponíveis na plataforma Numéridanse (www.numeridanse.tv/fr/).

Programação em processo.

- 3 WORKSHOPS

Fabrice Ramalingom

Fabrice Ramalingom ministrará três workshops:

- em AVOA! Núcleo Artístico : workshop em São Paulo, de 10 a 14 de outubro.
+ Infos : www.nucleoavoa.com

- no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro: ensaios para a criação de um espetáculo (NOS) com três bailarinos brasileiros de 3 a 7 de novembro .
+Infos : centrocoreografico.wordpress.com

- Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2016.

Projeto Alain Michard / Compagnie Louma – Le Corps architecte

Em colaboração com a artista e coreógrafa paulista Elizabete Finger

Sesc e PUC de São Paulo

+Infos : www.alainmichard.org

- 2 RESIDÊNCIAS ARTISTICAS

Duas residências artísticas no Centro de Artes da Maré (Rio de Janeiro) com a coreógrafa brasileira Lia Rodrigues:

Fabrice Ramalingom, de 7 a 11 de novembro de 2016.

Emmanuelle Huynh, de 17 a 29 de outubro de 2016

+ Info: www.facebook.com/centrodeartesdamare

publié le 21/09/2016

haut de la page