ONU – Presidência francesa do Conselho de Segurança (março/2015)

Desde 1º de março, a França exerce a Presidência mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O Conselho de Segurança terá como principais prioridades em março os seguintes assuntos :

-  A Africa. O conselho estará, de 09 a 13 de março, na República Centro-Africana, na Etiópia para se encontrar com a União Africana, bem como em Burundi. O mandato da Missão da ONU na República Democrática do Congo, a MONUSCO, será renovado.

-  As crianças nos conflitos armados. Um debate público, no qual o Secretário Geral das Nações Unidas, M. Ban Ki-Moon, irá participar, será dia 25 de março.

-  As grandes crises internacionais (Iêmen, Líbia, Ucrânia, Afeganistão) serão sempre um tema a ser tratado com cuidado pelo Conselho. O mandato da MANUA, no Afeganistão e da M ANUL, na Líbia serão renovados.

-  Mme Mogherini, Alta Representante da União Europeia para a Política Externa e para a Política de Segurança participará, pela primeira vez nessa função, diante do Conselho de Segurança para evocar a cooperação entre a ONU e as organizações regionais.

Nossa Presidência pode ser seguida também no twitter: #FrPreZ

publié le 13/03/2015

haut de la page