Bolsas de estudos da Escola Nacional de Administração (ENA) para os brasileiros

O Setor de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) da Embaixada da França no Brasil disponibiliza bolsas para os brasileiros interessados em participar dos programas de curta duração na Escola Nacional de Administração (ENA, equivalente francês da ENAP) – os CISAP. Tem também a possibilidade de participar do curso sem bolsa, caso já não tenha bolsas disponíveis ou para quem já teve uma bolsa nos últimos anos.

Para participar de um programa, os candidatos deverão ser funcionários públicos ou executivos de empresas publicas com responsabilidades importantes, tendo no mínimo uma graduação, três anos de experiência profissional e o domínio da língua francesa (ou inglês se for um curso neste idioma).

A bolsa inclui os custos de formação da ENA (650 ou 850 euros, dependendo da duração do curso), o seguro, a hospedagem e uma ajuda financeira durante o curso. Cabe à parte brasileira a passagem de avião.

O dossiê de candidatura referente ao curso desejado deve ser recebido, de forma digitalizada, após ser preenchido à mão e escaneado ou diretamente no documento PDF, no mínimo dois meses antes da data de inicio do curso (exceto para os cursos do mês de fevereiro para os quais aceitaremos o envio dos dossiês até um mês e meio antes do inicio do curso, dada a sua proximidade). Após a avaliação do processo feito pela Embaixada da França, a ENA costuma dar uma resposta final somente um mês antes da data de inicio do curso.

Segue a lista dos cursos 2016 e os formulários no idioma do curso.

Contato na Embaixada da França: Mathieu Tasse

- Calendário « Cycles internationaux spécialisés d’administration publique » (CISAP)

- Dossiê de candidatura, em francês

- Dossiê de candidatura, em inglês

publié le 21/12/2015

haut de la page