"Mudança Climática, Somos Todos Responsáveis" - De 30/10 a 6/11, Planetário do Rio de Janeiro

JPEG

"Mudança Climática, Somos Todos Responsáveis" é um evento organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil, WWF-Brasil e a Fundação Planetária do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Ministério do Meio Ambiente do Brasil, os Estados Membros da União Europeia no Brasil e suas instituições culturais. O evento está focado sobre as temáticas da Água, Energia, Resíduos Sólidos, Uso da Terra e Agricultura, Urbanismo e Cidades, e Segurança e Mudanças Climática.

O mundo de hoje enfrenta o desafio ambiental de diminuir as emissões de gases de efeito estufa num contexto de crescimento populacional que exige um consumo maior de energia. Trata-se de uma tarefa essencial para a sobrevivência do planeta. O ano 2015 é um momento crucial na tomada de decisões e mudança de hábitos que assegurem um futuro caracterizado por emissões de carbono reduzidas para o mundo. Nesse contexto, os objetivos do evento são os seguintes.

· Conscientizar a respeito da realidade da Mudança Climática e importância de agir em caráter de cidadão individual, comunidade, sociedade civil, administração pública, indústria, comunidade artística e adotar soluções que contribuam para resolver os diversos aspectos associados à mudança climática.

· Engajar e expor o público em geral e os atores específicos a políticas, iniciativas e boas práticas, reproduzíveis e bem-sucedidas, do Brasil e da União Europeia, que contribuam a conter, mitigar ou adaptar-se à Mudança Climática.

Neste contexto, do dia 30 de Outubro ao dia 6 de Novembro, o Planetário do Rio de Janeiro acolherá uma série de atividades relacionadas com mudanças climáticas e as suas possíveis soluções, que incluem discursos inspiradores, uma conferência com peritos internacionais, exposições e oficinas além de muitas outras atividades interativas e gratuitas para o público.

O evento incluirá ainda uma conferência técnica, fechada, com especialistas do Brasil e da União Europeia. O especialista francês Christophe Alexandre Paillard, que trabalha no Departamento de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa da França participará da palestra (mesa-redonda): Segurança e Clima, Proteção, resposta e resiliência às mudanças climáticas no dia 4 de novembro, das 16h30 às 19h00.

Vários filmes sobre o clima serão projetados durante o evento, incluindo os filmes franceses: Home, nosso planeta, nossa casa, de Yann-Arthus Bertrand, Maiote e a agonia dos corais, e Alpes, geleiras sob alta vigilância (programação a confirmar).

Acompanhe o evento com as midias franceses internacionais: RFI Brasil e France24

Você também pode fazer parte do evento ! Faça belas fotos do evento e marque a hashtag oficial #SemanadoClima. As 10 melhores vão ganhar kit’s exclusivos da União Europeia! Não fique de fora!

Consulte o programa do evento no site: www.semanadoclima.org.br

E compartilhe as nossas redes sociais!

- https://www.facebook.com/semanadoclima/

- https://mobile.twitter.com/semanadoclima

- https://instagram.com/semanadoclima/

publié le 04/12/2015

haut de la page