Luta contra a epidemia do Ebola - Mobilização da França

GIF

A contribuição da França na luta contra o vírus ebola já atingiu mais de € 70 milhões e sua atuação para fortalecer a resposta internacional à epidemia será ampliada, em associação com seus parceiros europeus e organizações internacionais, por meio das seguintes ações:

- criação da força-tarefa interministerial “Ebola”, pelo o Ministro francês das das Relações Exteriores, Laurent Fabius.

- em nível bilateral, a pedido da comunidade internacional, o País concentrará sua atenção na Guiné, que em breve receberá um centro de tratamento do vírus cuja criação foi decidida pelo Presidente da França, François Hollande. Financiado pelo governo francês, o centro será administrado pela Cruz Vermelha com o apoio da organização Médico sem Fronteiras. Ainda na Guiné, o governo francês apoiará os serviços de saúde primária no país, a criação do futuro centro do Instituto Pasteur, na cidade de Conakry; encarregar-se-á do envio de especialistas em saúde pública, de proteção individual e equipamentos médicos, bem como de expressiva ajuda alimentar por meio do Programa Alimentar Mundial.

- nos países vizinhos, a França financiará planos preventivos contra a epidemia, especialmente na Costa do Marfim, bem como fortalecerá as condições de trabalho dos laboratórios em sete países do oeste africano, inclusive na Guiné.

- no âmbito das instâncias internacionais, a França enviou especialistas junto às equipes da ONU, mobilizou mais de 35 milhões de euros por meio de uma expressiva contribuição à Organização Mundial de Saúde (OMS), à Comissão Europeia, ao Banco Mundial e ao Banco Africano de Desenvolvimento. Além disso, o País participa da iniciativa europeia de coordenação das evacuações sanitárias e das estruturas de acolhimento e transporte emergencial na França.

Uma infografia apresentando os principais eixos da nossa mobilização está disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.diplomatie.gouv.fr/fr/politique-etrangere-de-la-france/sante-securite-alimentaire/lutte-contre-l-epidemie-d-ebola/article/infographie-l-action-de-la-france

publié le 23/10/2014

haut de la page