GT Agrícola e Agroalimentar Franco-Brasileiro discutem ações de cooperação para 2015

JPEG

A troca de experiência entre França e Brasil é um dos temas do GT

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participaram, nessa terça-feira (02), da 2ª Reunião do Grupo de Trabalho Agrícola e Agroalimentar Franco-Brasileiro, realizada no Hotel Nacional, que teve como objetivo promover as ações de cooperação entre Brasil e França.

Na ocasião, foram discutidas questões relacionadas à política de apoio à comercialização e informação sobre mercados, controle da mosca da carambola, controle sanitário de queijos de leite cru, indicações geográficas, medicamentos veterinários, análise e gestão de riscos sanitários e fitossanitários, regulamentação e controle de produções vitivinícolas e formação de inspetores sanitários. Além disso, brasileiros e franceses trocaram experiências em agroecologia e desenvolvimento sustentável e discutiram os próximos passos do Grupo de Trabalho para 2015. A próxima reunião está prevista para acontecer no final do ano que vem, em Paris, França.

Da delegação do Ministério da Agricultura, Agroalimentar e Florestas da França estavam presentes o diretor das Relações Internacionais, Patrice de Laurens; o chefe do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários Europeus e Internacionais, Loïc Evain; o encarregado das Relações Bilaterais com Países das Américas, Ygor Gibelind; o encarregado das Negociações SPS com Países das Américas, Yves Lambert. Também estavam presentes os conselheiros agrícolas da Embaixada da França no Brasil, Mylène Testut-Neves e René Quirin.

Este Grupo de Trabalho foi criado a partir do Protocolo de Entendimento, assinado em 2013 entre os Ministérios da Agricultura dos dois países, no qual estabelece ações prioritárias em cooperação internacional nas áreas de política agrícola; sanitária e fitossanitária; e ensino e pesquisa. A partir dos temas foi construída uma tabela de ações, que orientou a pauta da reunião de ontem. Hoje a delegação francesa se reúne no período vespertino com representantes da Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA.

http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2014/12/gt-agricola-e-agroalimentar-franco-brasileiro-discutem-acoes-de-cooperacao-para-2015

publié le 05/12/2014

haut de la page