FranceDanse Brasil 2016 - Apresentação

FranceDanse Brasil

Concebida pelo Institut français, a operação FranceDanse é apresentada desde 2007 em todos os continentes. Após Coreia, Itália, Rússia, Québec, China e ainda Nova Iorque, o FranceDanse chega agora ao Brasil. Com 16 companhias francesas, esta edição de 2016 conta com os coreógrafos mais renomados e jovens talentos a serem descobertos.

Esta programação tem uma característica: foi elaborada em constante diálogo com os parceiros brasileiros para oferecer um amplo olhar sobre a vitalidade da dança contemporânea francesa, mesclando estéticas diversas. Iniciativa conjunta do Institut français e da Embaixada da França no Brasil com o apoio do Ministério da cultura e da comunicação da França, este evento reúne os parceiros em torno de uma programação artística comum.

Por todo o território brasileiro, festivais, teatros, universidades, galerias de arte e museus se unem para criar um momento de visibilidade excepcional da dança contemporânea francesa.

Além dos espetáculos, FranceDanse conta com um amplo programa de cooperações, para semear futuras parcerias entre os dois paises: colaborações entre artistas franceses e brasileiros, oficinas, seminários em parceria com universidades, encontros com artistas e também um programa de videodança e de cinema.

FranceDanse será um momento de encontro privilegiado do público brasileiro com a riqueza da dança contemporânea francesa sob todos os seus aspectos.

As companhias e coreógrafos : Jérôme Bel, Nadia Beugré, françois Chaignaud et Cecilia Bengolea (Cia Vlovajob Pru), Herman Diephuis, Emmanuelle Huynh, Fabrice Lambert (Cia L’Expérience Harmaat) , Latifa Laâbissi, Thomas Lebrun, Samuel Lefeuvre et Raphaëlle Latini (Grupo Entorse), Maguy Marin, Mourad Merzouki (Cia Käfig), Alain Michard, Frank Micheletti (Cia Kubilaï Khan Investigations), Fabrice Ramalingom, Christian Rizzo, David Wampach.

As cidades : Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Londrina, Natal, Paulínia, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

JPEG - 39.4 KB
Fabrice Lambert, Gravité@Alain Julien; Xavier Veilhan, ADAGP Paris

JPEG

JPEG

publié le 30/08/2016

haut de la page