Forum 2016 do FAUBAI em Fortaleza para a internacionalização das universidades brasileiras

JPEG

Do dia 16 ao dia 20 de abril de 2016, Fortaleza acolheu a 28ª edição da conferência anual da Associação Brasileira para a Internacionalização do Ensino Superior no Brasil, também chamada FAUBAI. O tema da conferência deste ano foi: "A responsabilidade social na internacionalização do ensino superior."

Este evento reuniu 560 participantes de 29 países diferentes, bem como muitos representantes das relações internacionais de universidades brasileiras federais, estaduais e privadas.

Pelo segundo ano consecutivo, a Embaixada da França no Brasil foi Patrocinador Diamante do evento. Neste contexto, um stand da Embaixada da França no Brasil compartilhado com Campus France Brasil, foi instalado. A delegação francesa tinha cerca de 40 franceses e era, portanto, particularmente importante, se não a mais importante. Esta foi composta por representantes de universidades, de COMUE’s, de Campus France Paris e Brasil, da rede diplomática da cooperação universitária e científica francesa, bem como de instituições francesas de pesquisa no Brasil.
Este evento permitiu aos representantes franceses entenderem melhor o sistema de ensino superior, mas também desenvolver novos contatos ou promessas de cooperação, mantendo as relações já existentes. Além disso, foi uma oportunidade para algumas universidades francesas e representantes da Embaixada da França no Brasil, para fazer intervenções no Fórum sobre as suas atividades acadêmicas, os doutores nas empresas, os doctoriales e os escritórios de representação das universidades francesas ou COMUE no Brasil.

É importante também destacar a presença de Nadine Van der Tol, Chefe da Região América do Norte para o ensino superior e a pesquisa, também responsável por um estudo sobre a mobilidade dos estudantes no Ministério da Educação e do Ensino Superior francês, que realizou na segunda-feira 18 de abril uma conferência plenária sobre a reciprocidade na mobilidade dos estudantes. Além disso, Beatrice Khaiat, Diretora do Campus France, também participou do evento e interveio numa reunião plenária na quarta-feira 20 de abril sobre a responsabilidade social na internacionalização do ensino superior.

No próximo ano, a conferência anual da FAUBAI realizar-se-á do dia 8 até o 12 de abril de 2016, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

publié le 20/05/2016

haut de la page