Filme "Os Olhos Sem Rosto" - 15 de abril, 19h - Espaço Le Corbusier

JPEGProgramação de Cinema – Abril de 2015 -Sala Le Corbusier – Embaixada da França

O Cinema francês em Brasília

«Os Olhos Sem Rosto»
De Georges Franju. (França / Itália - 1960).
Drama. 1h30min.
Com: Pierre Brasseur, Alida Valli, Juliette Mayniel, Edith Scob, François Guérin, Alexandre Rignault e Béatrice Altariba.

Sinopse:
O professor Génessier, um célebre cirurgião conhecido por seus trabalhos sobre heteroplasia, tem uma filha Christiane, que foi horrivelmente desfigurada num acidente. Ficando somente os olhos pintados. Para tentar restituir-lhe a beleza de antes, ele, com a ajuda de uma enfermeira, sequestram em mutilam belas moças par fazer as cirurgias experimentais de enxerto de pele.

Agora pela primeira vez no Brasil, em versão restaurada e no formato widescreen original, o mais belo e apavorante filme de horror francês de todos os tempos.

Georges Franju traz sensibilidade e complexidade às personagens típicas de um cientista louco. Neste filme podemos ver uma grande influência do expressionismo alemão do surrealismo de Cocteau, e do teatro Grand Guignol.

Primeiro trabalho em longa-metragem de um dos fundadores da legendária Cinemateca Francesa, “Os Olhos sem Rosto” não despertou muita atenção na época do seu lançamento, obtendo na maior parte das vezes críticas negativas. O tempo se encarregaria de mostrar, no entanto, que o trabalho de Georges Franju vai além da simples proposta de meter medo na plateia, construindo delicadamente uma atmosfera fantasmagórica que permanece no subconsciente muito tempo depois de terminada a projeção.


Filme legendado e com sessão gratuita.
Depois da sessão será promovido um debate com o Professor e
crítico de cinema Sérgio Moriconi.
Sala Le Corbusier
Embaixada da França
S.E. S Av. das Nações
Quadra 801 Lote 04 - Brasília – DF
Tel: 3222 3879 - 3222 3878

publié le 10/04/2015

haut de la page