Encontro em Paris do Ministro da Educação do Brasil, Aloizio Mercadante, com estudantes brasileiros.

Por ocasião de sua visita à França, o Ministro da Educação do Brasil, Aloizio Mercadante, participou de um grande encontro com estudantes brasileiros participantes dos programas de cooperação França-Brasil.

No último dia 7 de novembro, em Paris, Sorbonne Universités recebeu cerca de 400 estudantes e pesquisadores brasileiros, assim como seus colegas e professores franceses, para que encontrassem o Ministro brasileiro da Educação, Aloizio Mercadante.

Durante o encontro, o Ministro pôde avaliar a vitalidade e a diversidade das cooperações entre a França e o Brasil, para a formação de futuros líderes da sociedade brasileira.

A França é o primeiro país da Europa escolhido pelos bolsistas. No âmbito do Programa Nacional de Mobilidade “Ciência sem Fronteiras”, os parceiros, tais como a CAPES-COFECUB para jovens pesquisadores, ou o BRAFITEC para engenheiros, ilustram a grande tradição da cooperação franco-brasileira, tendo permitido a formação conjunta de milhares de engenheiros e pesquisadores. Novas parcerias – como, por exemplo, o programa de Licenciatura Internacional –, abrem novas perspectivas para a formação conjunta de professores do ensino secundário, de grande importância para o Brasil.

Em resposta ao discurso do Ministro sobre a importância da educação no desenvolvimento econômico e social, 7 estudantes brasileiros testemunharam, alternadamente, da experiência de estudos e de vida que lhes foi oferecida, tanto pelo Brasil, que apoiou sua mobilidade, como pela França, que os recebeu e lhes ofereceu essas formações.

GIF
©Sorbonne Universités

JPEG
©Sorbonne Universités

JPEG
©Sorbonne Universités

publié le 18/11/2013

haut de la page