Encerramento da temporada de cinema - 09 de dezembro de 2015

Senhoras, senhores, caros amigos,

Nossa cerimônia desta noite tem um objetivo duplo: festejar o encerramento de nosso ciclo de cinema anual e celebrar nossa parceria com as salas e festivais brasileiros.

Com efeito, já chegamos ao fim de nossa temporada de cinema, primeira temporada de nossa sala totalmente digitalizada, que lembro contar hoje com um projetor digital 2K, completamente equipada com um sistema de som 5.1, de última tecnologia.
A fim de agradecer os diversos parceiros que nos acompanharam ao longo do ano todo, quisemos reuni-los esta noite.

Em primeiro lugar, as salas de cinema: o Cine Brasília, o Cine Cultura Liberty Mall, o Espaço Itaú de Cinema; mas também os festivais: o Festival Internacional de Cinema de Brasília, o Curta Brasília e o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos; e enfim as instituições: a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a Ancine e o MinC. Gostaríamos de agradecer particularmente a Sérgio Moriconi, que apresentou nossos filmes este ano, e a Ciro Marcondes, que apresentou o Ciclo Jacques Demy.

No futuro, desejamos expandir essas parcerias às universidades, a seus departamentos de cinema, de literatura, de letras e de filosofia, a fim de poder melhor estabelecer laços, por meio do cinema, entre cultura e educação. Já temos várias idéias, as quais gostaríamos de discutir com cada um de vocês.

Nossa cerimônia desta noite é dedicada a vocês, agradecemos a todos por sua presença e pelo interesse que demonstram pelo cinema francês.

Entre tantas parcerias, há uma com a qual, este ano, desenvolvemos uma relação mais regular: o Festival Curta Brasília.

Esta temporada cinematográfica foi de fato marcada pela ideia de abertura, já que decidimos programar sistematicamente um curta-metragem brasileiro antes de nosso longa-metragem da noite. Esta iniciativa foi decidida em conjunto com o Festival Curta Brasília, com o intuito de dar mais visibilidade durante todo o ano ao cinema de curta metragem brasileiro.

Na edição de 2015 deste festival, a Embaixada da França oferecerá ao vencedor o prêmio Cine França Brasil pelo terceiro ano consecutivo, prevendo para o ganhador uma passagem de ida e volta para a França, bem como um programa de encontros profissionais.

Convidaremos vocês em seguida a juntarem-se a nós no coquetel, onde poderemos conversar mais espontaneamente entre comes e bebes.
Deixo então a palavra a Ana Arruda, Alexandre Costa e Thay Limeira, que falarão a vocês sobre a edição 2015 do Festival Curta Brasília.

Obrigado a todos e boa noite.

publié le 04/01/2016

haut de la page