EXPOSIÇÃO "AS AGRICULTURAS FAMILIARES NOS PAÍSES DO SUL" - De 05/11 a 19/12 - Aliança Francesa de Brasília

PNGO IRD (Instituto de pesquisa para o desenvolvimento), a Aliança Francesa de Brasília e a Embaixada da França no Brasil propõem uma exposição no âmbito do ano internacional da agricultura familiar. 25 fotografias tiradas por pesquisadores em seus trabalhos de campo, convidam à descoberta da riqueza das práticas agrícolas. Ela mostra, através do olhar dos científicos fotógrafos, a capacidade das agriculturas familiares em conquistar novos territórios, inovar e se adaptar às mudanças climáticas, demográficas e econômicas do nosso mundo atual.

PALESTRA – SISTEMAS AGRICOLAS TRADICIONAIS NO CERRADO – Palestra ministrada por Ludivine Eloy (CNRS-UNB) e Isabel Figueiredo (ISPN)

Segunda-feira, 17 de novembro às 20hs

Auditório da Aliança Francesa – SEPS 708/907 – Brasília

No contexto da expansão rápida da agricultura industrial no Cerrado, as políticas ambientais e agrícolas se concentram na contenção do desmatamento e na modernização das práticas agrícolas, enquanto muito pouco se sabe sobre o funcionamento dos sistemas agrícolas tradicionais. Procuraremos caracterizar os sistemas agrícolas tradicionais no Cerrado e analisar suas transformações ao longo do tempo, para discutir suas perspectivas em termos de reconhecimento, valorização e aperfeiçoamento.

publié le 12/11/2014

haut de la page