Copa do Mundo dos liceus franceses do exterior – Brasília - De 8 a 15 de junho de 2014

PNG
De 8 a 15 de junho de 2014, foi realizada em Brasília a copa do mundo dos liceus franceses do exterior, com o patrocínio da fundação Lilian Thuram, que também esteve presente em Brasília durante essa semana para acompanhar os alunos e dar palestras.

O projeto da copa do mundo dos liceus franceses do exterior consiste em uma prática intercultural sobre os valores educativos do futebol visando promover a prática esportiva como portadora de valores humanistas.

O projeto está articulado em torno de dois eixos principais:

1/ uma competição esportiva na forma de um torneio que foi realizado de 8 a 15 de junho de 2014 em Brasília na ESAF.

A competição esportiva possui uma equipe por país: 10 equipes de mulheres e de homens, vindos de liceus franceses do exterior, uma equipe francesa composta de crianças de 3 liceus franceses no Brasil (Rio, SP, Brasília), uma escola brasileira de Brasília (colégio Sigma)

Os países classificados: Brasil (equipe local), Canadá, Emirados Árabes Unidos, França (representados pelos 3 estabelecimentos franceses no Brasil), Grécia, Irlanda, Quênia, Líbano, Níger, Singapura, Tunísia.

2/ um projeto educativo em parceria com a fundação Lilian Thuram (jogador da equipe francesa de 1998), “educação contra o racismo”, sobre a temática “o esporte é um valor de integração”. Lilian Thuram esteve em Brasília nessa ocasião e comandou as atividades esportivas e educativas com as crianças. Ele dará uma palestra aberta ao público dia 10 de junho de 2014, às 19h, na Aliança Francesa de Brasília.

JPEG
Lilian Thuram com as crianças que participaram da competição na ESAF, 9 de junho de 2014.
JPEG
Lilian Thuram abre a CMEFE na ESAF, 9 de junho de 2014.
Ouverture de la compétition à l'ESAF, le 9 juin 2014. - JPEG
Abertura da competição na ESAF, 9 de junho de 2014.
JPEG
O Embaixador da França, M. Denis Pietton recebe Lilian Thuram e os participantes da competição.
JPEG
As crianças na residência da França
JPEG
O Embaixador da França, M. Denis Pietton e uma participante.

publié le 17/07/2014

haut de la page