Conferência FAUBAI 2015, em Cuiabá para a internacionalização das universidades brasileiras

JPEG

De 25 a 29 de abril de 2015 foi realizada em Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, a 27ª edição da conferência anual da Associação Brasileira para a Internacionalização da Educação Superior no Brasil, também chamada FAUBAI. O tema da conferência foi: "A criação de parcerias sustentáveis através de uma globalização justa».

Este evento reuniu 600 participantes em seis workshops, seis palestras plenárias proferidas por especialistas internacionais de ensino superior, 114 apresentações e sessões de networking. Havia particularmente 350 representantes estrangeiros de 37 países diferentes dos continentes Asiático, Africano, Oceania, Americano e Europeu.

Várias personalidades brasileiras estavam presentes, como o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, assim como muitos representantes de relações internacionais de universidades brasileiras federais, estaduales e privadas.

A Embaixada da França no Brasil foi patrocinador “Diamante” do evento. Neste contexto, um stand da Embaixada da França no Brasil, juntamente com a agência Campus France Brasil, foi criado.

A delegação francesa que foi a mais expressiva do evento contou com a participação de 37 franceses. Ela foi composta de universidades, COMUE, Campus France, da rede diplomática francesa acadêmica e científica, bem como dos organismos de Investigação da França no Brasil.

Este evento permitiu aos representantes franceses: compreender melhor o sistema brasileiro de ensino superior, mas também desenvolver novos contatos ou promessas de cooperação, mantendo relações já existentes. Além disso, foi uma oportunidade para algumas universidades francesas e representantes da Embaixada da França no Brasil, de realizar conferências no Fórum, sobre o sistema universitário francês e o programa "Francês sem Fronteiras".

Deve-se notar a presença de Bertrand Monthubert, presidente da Universidade de Toulouse III e presidente da COFECUB (Comité Francês de Avaliação de cooperação Universitária e Científica com o Brasil), que na quarta-feira 29 abril fez uma conferência plenária sobre a estratégia nacional para o ensino superior francês.

No próximo ano, a conferência anual FAUBAI será realizada de 16 a 20 abril de 2016, em Fortaleza, capital do Ceará. A Embaixada da França no Brasil, claro, também participará deste evento.

publié le 12/06/2015

haut de la page