Concerto da Orquestra Sinfônica de Brasilia com a Soprano, Rima Tawil - 13/07, 20h00 - Santuário Dom Bosco

No âmbito das comemorações da Data Nacional de 14 de julho, a Embaixada da França no Brasil, convida para o Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro com a Soprano franco-libanesa, Rima Tawil.

JPEG Soprano franco-libanesa, Rima Tawil estudou piano e canto no Conservatoire National Supérieur de Musique de Beirute com Jeannette Kouyoumdjian, bem como Musicologia na Université du Saint-Esprit. Continuou suas aulas de piano na Ecole Normale de Musique de Paris e suas aulas de canto no Centro de aperfeiçoamento do Teatro Alla Scala (também conhecido como La Scala) de Milão com Giulietta Simionato, Maria-Luisa Cioni, Luciano Silvestri e Robert Kettelson. Em Nova Iorque, ela trabalha com Bill Schuman, em Miami com Manny Perez e em Paris com Denis Dubois.

Rima é vencedora de inúmeros concursos internacionais tais como os do La Scala de Milão, e de outros locais importantes de Paris, de Marselha, de Marmande, de Rennes, e de Belvédère (finalista)…

Ela começou no Teatro La Scala de Milão (Piccolo teatro) no papel de Madame Jaffet no espetáculo A Arca de Noé de Britten, seguido pelo papel de Liù em Turandot e pelo de Mimi em La Bohème de Puccini, na Ópera Royal de Wallonie. Muito rapidamente, ela percorre os teatros de diferentes cidades européias e americanas, acumulando mais de 35 papeis em seu repertório. A intensidade de sua voz, seu alcance, suas várias nuances, somados a seus talentos para a tragédia, sempre lhe permitiram interpretar papéis extremamente variados, indo do barroco ao contemporâneo. Rima consagra uma parte de sua carreira aos concertos, interpretando Missas, Oratórios, Requiéns, Motetos, Lieder, Bel canto… bem como diversas criações, dentre as quais se encontra Orientarias, com inspirações líricas em árabe.

Podemos ver, em sua discografia:

- Canti Madrigali de Girolamo Arrigo, Erato, (Premier Prix du Disque)
- Gustave III ou Le Bal Masqué de Daniel- François- Esprit Auber, Arion, (Prix Massenet)
- Die Fée Urgèle oder Was den Damen gefällt, d’Ignaz Joseph Pleyel, IPG
- Set me as a seal upon your heart de Naji Hakim, Signum Classic
- Orientarias, créations lyriques en arabe de Suleïman Al-Qoudsi et Vincent Charrier, Integral Classic
- Rêve infini, Jules Massenet, Integral Classic
- Je t’aime, Jules Massenet, Rue Stendhal
- Musikwelten Bruck Vampyr and more, Gramola
- Canto e piano, Giuseppe Verdi et Pietro Mascagni, Rue Stendhal
Filmografia :
- DVD : Salam wa Gharam, Suleiman Al-Qoudsi, réalisation Zahi Farah

13 de julho, às 20h00 - Santuário Dom Bosco - 702 sul

publié le 13/07/2015

haut de la page