Cerimônia de entrega dos fósseis à Polícia Federal (05/11/14)

JPEGDurante cerimônia na Residência da França, em 05 de novembro, o Embaixador Denis Pietton entregou aos representantes da Polícia Federal brasileira, os fósseis de grande valor patrimonial. Esses 13 fósseis foram apreendidos pela alfândega francesa no aeroporto de Roissy, pois tinham sido exportados ilegalmente para fora do Brasil. Nessa ocasião, o Embaixador fez o seguinte discurso:

"Quando eu cheguei ao Brasil no ano passado, eu tive a surpresa de descobrir que os arquivos mais antigos desta embaixada datavam de 250 milhões de anos, o que é extraordinário, mesmo para uma relação tão antiga quanto a da França com o Brasil!
Eu estou falando, claro, destes 13 fósseis que ficaram temporariamente sob a proteção da Embaixada depois de uma aventura pouco comum. Tudo começou no outono de 2006, quando os agentes alfandegários do aeroporto Paris-Charles de Gaulle ficaram intrigados com duas caixas grandes que, vindas de São Paulo, deveriam continuar a percorrer a sua longa trajetória até a Alemanha.

O caráter intuitivo das alfândegas francesas estava à altura da sua reputação já que dentro destas caixas, sobre as quais estavam coladas etiquetas indicando que elas continham livros religiosos, os agentes descobriram fósseis de um pequeno réptil do final da Era Primária, o mesosaurus braziliensis, cujos espécimes fossilizados são encontrados apenas no Estado do Paraná. Em todo caso, foi esta a conclusão à qual chegaram os paleontólogos do Museu de Historia Natural de Paris.

Iniciava-se assim um longo processo que necessitaria da cooperação estreita das administrações francesas entre elas e com as administrações brasileiras, assim como da implicação da justiça. E de fato, o Brasil proíbe a exportação de fósseis. As autoridades francesas tiveram então que fazer valer esta disposição junto à justiça francesa a fim de se apoderar definitivamente dos fósseis e poder entregá-los às autoridades brasileiras, ato que está se concretizando hoje. Sim, todo este processo demorou alguns anos, o que, para os répteis da era primária, pareceria uma fração de segundo!

Senhor Diretor da Polícia Federal, para mim, é motivo de felicidade e orgulho poder entregar-lhe, em mãos, um patrimônio de valor inestimável, como símbolo não só da proximidade e da solidez das relações entre os nossos dois países, como também da excelência da cooperação entre as autoridades francesas e brasileiras. Agradeço também a todos os nossos respectivos colegas, franceses e brasileiros, aqui e em Paris, que tornaram esta devolução possível."

- Fotos da cerimônia de entrega dos fósseis na Residência do Embaixador: https://www.flickr.com/photos/128482029@N03/sets/72157649153266501/

- Reportagem da Globo News : http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/franca-devolve-ao-brasil-fosseis-exportados-ilegalmente/3743535/

publié le 07/01/2015

haut de la page