Cerimônia de condecoração de Laurent Suaudeau, Caroline Putnoki e Luciano Almendary - São Paulo, 9 de novembro de 2016

Senhoras e Senhores

Obrigada a todos pela presença no Instituto Laurent nesta noite.

Hoje a França gostaria de manifestar seu reconhecimento a Caroline Putnoki, Luciano Almendary e Laurent Suaudeau, pela formidável trajetória profissional que realizaram, e durante a qual carregaram a bandeira da França de forma exemplar; cada um com o seu próprio brilhantismo.

Caros Luciano, Caroline e Laurent,

A trajetória realizada por cada um dos senhores, além de ter sido marcada por um comprometimento pessoal e profissional singular, tem outro ponto em comum que não poderia passar despercebido: o amor pela gastronomia.

Pela gastronomia francesa, claro, mas também e, sobretudo, pela gastronomia como uma arte, uma paixão, uma forma de conceber a relação com as pessoas e com o mundo. Pela gastronomia como um terreno fértil, de partilha e trocas, especialmente com os nossos amigos brasileiros.

Um amor pela gastronomia que se baseia em alguns valores fundamentais. Eu citarei apenas alguns:

- A generosidade, primeiramente, pois para citar Paul Bocuse: “Não se pode cozinhar bem se desde o princípio o prato não for preparado por amizade por aqueles aos quais ele é destinado.”

- Depois temos a solidariedade, que é simbolizada pela abertura do Instituto Laurent, do qual o senhor falará melhor depois, caro Laurent.

- O trabalho e a tenacidade, para uma realização eficaz dos seus projetos, seja no setor de restaurantes, ou na importação e promoção de produtos gastronômicos.

- E por fim o talento que caracteriza cada um dos senhores. Um talento que nós desejamos mobilizar novamente para garantir o sucesso da terceira edição do Goût de France, no próximo dia 21 de março, e promover assim as experiências culinárias cruzadas entre a França e vários países, dentre os quais o Brasil.

Eu espero que nós possamos contar também com o apoio dos restaurateurs e amantes da gastronomia presentes aqui nesta noite.

Senhoras e Senhores

Conforme a tradição, eu vou agora me dirigir a cada um dos homenageados sucessivamente.

Discurso de condecoração de cavaleiro da ordem nacional do mérito agrícola Sra. Caroline Putnoki

Cara Caroline (Putnoki),

A senhora é originária da Guiana Francesa, onde passou sua infância e juventude.
Em seguida mudou-se para Bordeaux, onde nasceu seu amor pelo turismo, o vinho, a arte de viver à francesa, e onde a senhora começou seus estudos em turismo, continuando-os em Angers e depois no Canadá.

Foi também no Canadá, em 1998, que começou a sua carreira profissional que a levou, em 2008, ao cargo de Diretora da Maison de la France.

Cara Caroline

Foi em 2010 que a senhora chegou ao Brasil, onde fundou a sua agência Cap Amazon Tropical Marketing que promove a arte de viver à francesa, tanto no turismo quanto na gastronomia.

A senhora representa também a Sopexa, para a qual realizou várias campanhas de promoção de produtos franceses, bem como campanhas mais genéricas em torno da cultura gastronômica francesa, como o Aperitivo à francesa.

Gostaria por fim de parabenizá-la pelo seu desempenho como Conselheira do Comércio Exterior da França.

Senhora Putnoki, cara Caroline,

Por sua atuação em prol da promoção da arte de viver à francesa, e da gastronomia francesa no Brasil,

Em nome do Ministério da Agricultura, do Agroalimentar e da Floresta, nós a tornamos Cavaleiro da Ordem do Mérito Agrícola.

Discurso de condecoração de cavaleiro da ordem nacional do mérito agrícola Sr. Luciano Almendary

Caro Luciano (Almendary),

De origem egípcia, o senhor chegou ao Brasil aos 6 anos de idade. Formou-se em engenharia, mas demonstrou desde cedo interessar-se pela cozinha e pela gastronomia, contribuindo para revistas especializadas, e criando receitas, das quais algumas foram premiadas.

Em 1993 o senhor fundou a empresa de importações Empório Santa Maria que foi responsável pelas primeiras importações de vinhos e queijos franceses no Brasil, lançando um novo modelo de mercados gourmet em São Paulo, com serviço personalizado e produtos gourmets.
.
Em 1996, o senhor criou a Allfood, da qual é atualmente o Presidente Diretor Geral. A Allfood tem hoje mais de 300 referências em seu catálogo e 50 marcas parceiras, entre as quais várias marcas francesas populares e de renome.

Além da difusão dos produtos, o senhor contribuiu amplamente para a divulgação da cultura gastronômica francesa no Brasil através dos cursos que criou sobre produtos como o vinho e o queijo.

Além disso, o senhor é um dos membros mais ativos do Clube agroalimentar da França no Brasil e um grande parceiro dos eventos da embaixada, motivo pelo qual eu lhe sou profundamente grato.

Senhor Almendary, Caro Luciano

Pelo seu trabalho em prol da difusão da gastronomia e dos produtos franceses no Brasil, e pelos laços que cria entre a França e o Brasil,

Em nome do Ministério da agricultura, do agroalimentar e da floresta, nós o tornamos Cavaleiro da Ordem do Mérito Agrícola.

Discours de remise de la décoration de chevalier de la Légion d’honneur à M. Laurent Suaudeau

Caro Laurent (Suaudeau),

O senhor nasceu em Cholet, no oeste da França. Enquanto certos familiares escolheram dedicar o seu talento ao futebol (NB: seu tio, Jean-Claude Suaudeau), o senhor demonstrou desde muito jovem ter um interesse e um talento particular pela cozinha.

Depois de ter trabalhado com grandes chefes franceses, entre os quais Michel Guérard, Jean Ramet e o renomado Paul Bocuse, o senhor assumiu o comando, em 1979, de uma das cozinhas mais prestigiosas do Rio de Janeiro, a do hotel Le Méridien.

Foi aí que sua epopeia brasileira começou, realizando na sequência, em 1986, a abertura do seu próprio restaurante “O Laurent” no Rio, e depois, em 1990, em São Paulo. Suas criações são reconhecidas e seu talento se espalha por todo o mundo gastronômico brasileiro.

Esse talento não passou despercebido, e a França manifestou o seu reconhecimento condecorando-o Cavaleiro e depois Oficial do Mérito Agrícola em 1997 e 2006.

A criação da Escola de Arte Culinária Laurent em 2000 lhe permitiu transmitir o seu know-how e a sua paixão através da formação de cozinheiros brasileiros. O senhor também participou do lançamento da Associação dos chefes brasileiros em 1995, e está sempre presente quando se trata de promover ou defender o patrimônio gastronômico.

Nesta noite, nós celebramos mais uma de suas realizações que consagra esse desejo de transmitir, que o caracteriza e o prestigia. De fato, a abertura do Instituto Laurent dá a jovens desfavorecidos a oportunidade de se formarem e iniciarem uma carreira profissional na cozinha e na gastronomia. O senhor nos falará mais sobre isso daqui a pouco.

Caro Laurent Suaudeau,
Como reconhecimento de sua trajetória profissional e humana, pelo seu comprometimento pessoal em prol da integração social de jovens desfavorecidos, e pelos valores da República que o senhor honra em suas realizações,
Em nome do Presidente da República e em virtude dos poderes que nos foram concedidos, nós o tornamos cavaleiro da Legião de Honra.

publié le 16/11/2016

haut de la page