Belém 400 anos: Celebrações à francesa

Esse ano, a cidade de Belém comemora seus 400 anos ! Os laços entre a França e a capital do Pará são muito fortes e foram comemorados, nesse mês, com a programação “"Belém 400 anos: Celebrações à francesa" organizada na cidade pela Aliança Francesa em parceria com a Embaixada da França no Brasil.

Uma olhada no programa das festividades:

O ateliê “Belém e a França em grafite”

A Aliança Francesa em parceria com a Embaixada da França promoveu o ateliê “Belém e a França em grafite” com o grafiteiro francês Kendo e a participação da artista paraense Drika Chagas, uma das referências nas artes plásticas e grafite.

O grande mural que celebrou a relação de parceria entre a França e Belém foi lançado pelo Embaixador da França no Brasil, Sr. Laurent Bili em um coquetel fechado para convidados.

Veja as fotos aqui.

JPEG

Semana franco-paraense de cooperação científica em Belém

Mais informações

JPEG

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o governador Simão Jatene e o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili
Photo: Antônio Silva / Ag. Pará data: 13.06.2016 Belém – Pará / http://www.agenciapara.com.br/Noticia/128140/para-e-franca-discutem-alternativas-de-desenvolvimento-economico

400 anos de música francesa em Belém

O Governo de Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), a Aliança Francesa de Belém e a Embaixada da França no Brasil apresentaram o concerto “400 anos de música francesa em Belém”.

O compositor francês Pierre Thilloy veio à cidade para a estreia de sua peça “Saudades de Belém”, composta exclusivamente para a capital paraense. A apresentação foi em parceria com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz sob a regência de Miguel Campos Neto.

JPEG

Veja as fotos aqui.

Lançamento "Documentário 400 anos: a influência francesa na capital paraense”

A relação entre a capital paraense e a França também virou tema de documentário. Em “Belém 400 anos: a influência francesa na capital paraense”, que estreou no dia 16 de junho, no Cine Estação, na Estação das Docas, o jornalista e escritor mineiro Fábio Ávila e Myriam Mugica, diretora da Aliança Francesa de Belém, reuniram diversos elementos que caracterizam a aproximação da Cidade das Mangueiras com a Cidade Luz em quatro séculos de história.

Veja as fotos aqui e aqui.

Conferência “O Brasil sob o olhar de um jornalista francês”

Gilles Lapouge foi convidado da Aliança Francesa de Belém para ministrar a conferência “O Brasil sob o olhar de um jornalista francês”, dentre os eventos com o tema “Brasil, uma paixão francesa”.

O jornalista e escritor, que já escreveu um livro cujo cenário era a capital paraense, conversou sobre sua chegada ao Brasil, sua experiência como jornalista e seu fascínio pelo país.

Veja as fotos aqui.

© fotos : Aliança Francesa de Belém

publié le 05/07/2016

haut de la page