Assinatura de uma declaração de intenção para o estabelecimento de uma parceria estratégica no campo de políticas de saúde.

Assinatura pelos Ministros francês e brasileiro de uma declaração de intenção para o estabelecimento de uma parceria estratégica no campo de políticas de saúde.

« Em 19 de maio, em margem à Assembleia Geral da OMS em Genebra, os ministros francês e brasileiro da saúde, Marisol TOURAINE e Arthur CHIORO assinaram, depois de um encontro bilateral, uma declaração de intenção « para o estabelecimento de uma parceria estratégica em matéria de políticas de saúde ». Essa declaração fornece um quadro compartilhado para estruturar, coordenar entre todos os protagonistas públicos e particulares implicados e valorizar a cooperação em saúde entre a França e o Brasil. Esta é antiga e particularmente dinâmica, especialmente em matéria de doenças transmissíveis, de atendimento de urgência ou de cooperação hospitalar, todos domínios para os quais as ações engajadas serão perseguidas e aprofundadas. Mas esse quadro permitirá igualmente de reforçar os programas em curso e desenvolver novos programas em resposta aos novos desafios comuns relativos especialmente às doenças não-transmissíveis, à formação dos funcionários da saúde e à governância dos estabelecimentos e do sistema de saúde. A adoção de programas de ações bienais – o primeiro devendo cobrir o período de 2015-2016 – concretizará esse engajamento. Um diálogo permanente no mais alto nível se estabelecerá entre as autoridades dos dois países através dos comitês franco-brasileiros da saúde tidas em prazos regulares.

JPEG
JPEG

publié le 05/06/2014

haut de la page