Assinatura de acordo de cooperação científica entre o IRD e o UFPE, 15 de julho de 2014.

JPEG

O Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), firmaram o dia 15 de julho de 2014 no CNPq em Brasília um acordo de cooperação científica e academica internacional.

O IRD e o a UFPE são parceiros científicos há mais de 20 anos (2002) através de diversos projetos de pesquisa no âmbito da cooperação bilateral (CNPq-IRD), entre o Brasil e a França principalmente. Os projetos de cooperação estão focados principalmente sobre o conhecimento das interações entre o oceano (CO2) e o clima, os recursos haliêuticos e a pesca.

Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destacou o grau de maturidade da parceria bilateral de Brasil e França. “A França é uma das cooperações mais relevantes do Brasil com países em estágio avançado de pesquisa – historicamente, no presente e para o futuro”, disse Nobre. “Diferente de outros esforços de assistência ao mundo em desenvolvimento, o IRD sempre trabalhou com o modelo conhecido como ‘brain circulation’, hoje considerado o ideal para o planeta. A circulação de talentos intelectuais, em vez da fixação em certos centros, é a solução para o desenvolvimento sustentável, robusto e permanente das sociedades globais.”

Rebaud ressaltou a intenção de ter cada vez mais estudantes e pesquisadores franceses no Brasil. “Aquele movimento mais tradicional, que era a formação de mestres e doutores brasileiros na França, precisa continuar – e estamos de braços abertos para recebê-los lá –, mas também queremos estabelecer uma cooperação de mão dupla. Aliás, já somos o segundo país que mais envia acadêmicos para cá, pelos dados do Itamaraty [como é conhecido o Ministério das Relações Exteriores brasileiro] sobre presença universitária, atrás da Colômbia.”

publié le 01/08/2014

haut de la page