Agência Francesa de Desenvolvimento

GIFA AFD no Brasil

Instituição financeira pública, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) age há 60 anos no combate à pobreza e na promoção do desenvolvimento sustentável nos países do Sul e nos territórios ultramarinos, executando a política definida pelo Governo francês. Presente em quatro continentes, ela dispõe de uma rede de 71 agências e escritórios de representação. A AFD financia e acompanha projetos que trazem melhorias para as condições de vida das populações, sustentam o crescimento econômico e protegem o meio-ambiente.

Implantada no Brasil em 2007, a AFD acompanha políticas de investimento de baixo carbono e mais equitáveis, com impactos positivos sobre o clima: o ordenamento sustentável dos territórios e a mobilidade urbana, a eficiência energética e as energias renováveis, a preservação do meio-ambiente e a gestão responsável dos recursos naturais. Sua intervenção se inscreve no âmbito da parceria estratégica entre a França e o Brasil. Seu posicionamento nos setores em que a experiência francesa é reconhecida permite a mobilização e o desenvolvimento do savoir-faire francês proveniente de escritórios de estudo, de coletividades locais e de empresas.

Assim, a AFD acompanha os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro em suas políticas de mobilidade urbana, apoia o desenvolvimento sustentável das cidades de Curitiba e Toledo, no Estado do Paraná, e dá suporte ao Estado de Minas Gerais no seu programa de redução da desigualdade, bem como na implementação de um plano climático-energético territorial. A Agência também acompanha o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) no financiamento de projetos municipais que tenham impacto positivo na luta contra os distúrbios climáticos. Além disso, ela se associou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na promoção das energias renováveis, da eficiência energética et da inovação tecnológica. A AFD é parceira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), um dos principais think tanks brasileiros, para promover a pesquisa e a reflexão sobre importantes temas do desenvolvimento. Os programas de financiamento da AFD são acompanhados por ações de cooperação técnica e trocas de experiência. A AFD também tem participação na cooperação transfronteiriça entre a Guiana e o Amapá.

A PROPARCO é uma instituição financeira de desenvolvimento, de propriedade da AFD e de acionários privados do Norte e do Sul. Sua missão é a de fomentar o investimento privado nos países emergentes e em desenvolvimento em favor do crescimento, do desenvolvimento sustentável e da realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O escritório da Proparco no Brasil age em toda a América do Sul nos setores da eficácia energética e a luta contra as mudanças climáticas, da agroindústria, da educação, da saúde, das microfinanças, do turismo sustentável e de água e saneamento.

O total dos compromissos do grupo AFD no Brasil é de aproximadamente 2 bilhões de euros, dos quais mais de 60% contribuem para a agenda climática.

Agência Brasilia
Représentant : Laurent DURIEZ

Edifício Business Point,
SAS Quadra 03, Bloco C, Lote 02, Salas 203 a 208
70.070-934 Brasília - DF
Tel.: 00 55 (61) 3322-4320 / 3226-8006
Fax: 00 55 (61) 3321-4324
E-mail: afdbrasilia@afd.fr
http://brasil.afd.fr

PROPARCO São Paulo
Représentante: Myriam BOUSLAMA

Edifício Çiragan Office
Alameda Ministro Rocha de Azevedo, 38 - 11° andar, conjunto 1103
01.410-000 São Paulo - SP
Tel.: 00 55 (11) 3149-7907
E-mail: afdsaopaulo@afd.fr
www.proparco.fr

publié le 26/03/2015

haut de la page