Abertura oficial da semana franco-paraense de cooperação científica em Belém – 13 de junho de 2016

No âmbito da celebração dos 400 anos da cidade de Belém, uma semana de cooperação científica franco-paraense foi organizada do dia 13 ao dia 17 de junho de 2016 em Belém pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Pará e da Prefeitura de Belém.

A abertura da semana ocorreu no Palácio do Governo e iniciou-se por uma entrevista oficial entre o Governador do Estado do Pará Simão Jatene e o Embaixador da França Laurent Bili, que se felicitaram da organização dum ciclo de eventos como esse.

Os diversos seminários cujo téma é ”Cooperação, pesquisa científica e políticas públicas para um desenvolvimento sustentável na Amazônia” iniciaram-se com a presença do Prefeito de Belém Zenaldo Coutinho, do Cônsul honorário de Belém Sergio Galvão, do Conselheiro de cooperação científica e de ação cultural da Embaixada Alain Bourdon, e do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica, Alex Fiúza.

Essa semana reuniu diversos institutos de pesquisa franceses implantados no Brasil tais como o IRD (Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento), o CIRAD (Centro de cooperaçao Internacional de Pesquisa Agronômica e de Desenvolvimento) e o CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica) e as universidades da Guiana francesa, de Bordeaux, de Rennes II e de Toulon. Eles puderam assim encontrar os parceiros e pesquisadores das instituições brasileiras como a FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas), o museu Emílio Goeldi, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) e as universidades UFPA (Universidade Federal do Pará), UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e UEPA (Universidade do Estado do Pará).

O objetivo foi a troca de informações sobre as grandes linhas e sobre os programas de cooperação já existentes bem como considerar as novas perspectivas de cooperação para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Nesse contexto, seis acordos de cooperação e cartas de intenção foram assinados. Um acordo de cooperação entre a FAPESPA e a Emabixada da França foi assinado, pelo Embaixador da França Laurent Bili e o Presidente da FAPESPA Eduardo Costa.

A semana continuou com um mosaico de eventos organizados nas sedes das parceiras brasileiras, durante a qual diversas propostas de projetos e acordos de cooperação com bom potencial de realização foram iniciados.

JPEG
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o governador Simão Jatene e o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili
Photo: Antônio Silva / Ag. Pará data: 13.06.2016 Belém – Pará / http://www.agenciapara.com.br/Noticia/128140/para-e-franca-discutem-alternativas-de-desenvolvimento-economico

publié le 23/06/2016

haut de la page