Abertura das candidaturas para os Ciclos Internacionais da ENA e dos IRA

I. Apresentação dos ciclos

A Escola Nacional de Administração (ENA) forma os altos funcionários da administração pública francesa e estrangeira e os prepara para assumir responsabilidades a nível nacional, europeu e internacional.

Os Institutos Regionais de Administração (IRA) formam os adidos, a administração que constitui a espinha dorsal da administração francesa.

Três ciclos de formação de longa duração estão abertos aos funcionários e agentes públicos estrangeiros:

O Ciclo Internacional Longo (CIL) da ENA: setembro de 2016 até dezembro de 2017 para os funcionários júniores tendo uma primeira experiência (entre 1 e 3 anos). Não tem taxa de inscrição.

Este ciclo conheceu modificações importantes consecutivas a uma reforma da escolaridade da ENA. Os alunos estrangeiros desejaram cursar as mesmas matérias junto com os alunos franceses, especialmente aqueles de administração pública. Agora, um aluno estrangeiro se beneficiará da mesma formação que um aluno francês que ingressou na ENA por um dos três concursos.

O Ciclo Internacional de Aperfeiçoamento (CIP) da ENA: de dezembro de 2016 até julho de 2017 para os funcionários seniores tendo uma experiência consolidada (entre 4 a 6 anos) querendo ocupar um cargo de alto nível na administração pública. A taxa de inscrição é de 4 000 euros.

O Ciclo Internacional dos IRA (CiIRA): de setembro de 2016 até abril de 2017 para os funcionários tendo uma experiência consolidada (entre 4 e 6 anos) querendo ocupar um cargo de nível intermediário na administração pública. A taxa de inscrição é de 4 000 euros.

II. Condições

Os candidatos interessados deverão exercer cargos de nível superior, ser perfeitamente francófonos, dominar o inglês (tendo também aulas neste idioma) e dispor de um nível graduação.

O processo de seleção é o mesmo para aos ciclos da ENA e dos IRA.

III. Calendário:

31 de dezembro de 2015: Final do período de inscrição no site da ENA. Os candidatos deverão preencher um dossiê que entregarão ao Serviço Cultural da Embaixada da França.

Janeiro de 2016: Primeira fase de admissibilidade organizada pelo Serviço Cultural da Embaixada da França (provas escritas de admissão e entrevista oral).

Entre março e maio de 2016: Prova final com os candidatos que passarão a fase de admissibilidade.

Junho de 2016: Decisão final do comitê de avaliação da ENA e dos IRA
Referencias

Site da ENA : Seções Formations et admissions/ les Cycles internationaux (http://www.ena.fr/index.php?/fr/formation/Cycles-internationaux)

Há mais de 60 anos, a ENA recebe alunos estrangeiros, provenientes de todos os continentes. Mais de 3 400 alunos estrangeiros provenientes de 128 países já receberam esta formação.

Encontra-se no site internet www.ena.fr um filme, depoimento dos alunos estrangeiros sobre a formação deles na ENA (http://www.ena.fr/index.php?/fr/formation/Cycles-internationaux/Les-cycles-internationaux-de-lENApresentes- par-ses-eleves)

Sites des IRA : IRA de Lyon (www.ira-lyon.gouv.fr), IRA de Metz (www.ira-metz.gouv.fr/), IRA de Bastia (www.ira-bastia.gouv.fr)/, IRA de Lille (www.ira-lille.gouv.fr), IRA de Nantes (www.ira-nantes.gouv.fr)

Contato na Embaixada da França do Brasil:

Mathieu Tasse, Chargé de mission Coopération technique, mathieu.tasse@diplomatie.gouv.fr
Tél : +55 (61) 32 22 38 82

Contato na ENA Paris:

Sra. Lydie Maulet, Serviço encarregado das relações com os alunos estrangeiros, lydie.maulet@ena.fr - +33 (1) 44 41 85 73

publié le 09/12/2015

haut de la page