A França se diz satisfeita com o reconhecimento da denominação Roquefort no Brasil

Após um longo e complexo processo administrativo, a denominação de origem Roquefort foi reconhecido no dia 5 de Fevereiro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Roquefort, "o Rei dos queijos", de acordo com o título concedido pelo famoso escritor francês Diderot, já tinha sido reconhecido ao nível nacional na França em 1925, internacional em 1951 e europeu (Denominação de Origem Protegida) em 1996.

Desde 1930, a Confederação Geral dos Produtores de Leite de Ovelha e das indústrias de Roquefort tinha estabelecido uma marca coletiva, a "Ovelha Vermelha". Essa garantia de origem e qualidade, visível na embalagem do produto, agora é observada em mais de 80 países.

Este reconhecimento no Brasil, depois 10 anos de tramitação e apenas 2 meses após o reconhecimento do outro produto emblemáticos francês, o Champagne, recompensa os esforços de cooperação franco-brasileira em matéria de propriedade intelectual.

Este passo decisivo deve resultar na desaparição progressiva dos queijos azuis "tipo Roquefort", o uso da apelação sendo do benefício exclusivo dos queijos de ovelha, produzido em Roquefort Sur Soulzon.

publié le 20/02/2013

haut de la page