A França e sua parceria com o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Na sexta-feira, dia 15 de janeiro de 2016, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) trocou de comando. Após dois anos à frente dessa unidade dedicada ao treinamento para as Operações de Manutenção da Paz (OMP), o Coronel de Cavalaria Ricardo Vendramin cedeu seu posto ao Coronel de Cavalaria Augusto Ramires, na presença de autoridades civis e militares.

O Capitão-de-Mar-e-Guerra Yannick Rest, Adido de Defesa da Embaixada, esteve presente para reforçar os laços entre a França e o Brasil, no âmbito das operações de manutenção da paz. Militares franceses e brasileiros servem frequentemente, lado a lado nesse tipo de missão, como foi no Saara Ocidental, na Costa do Marfim e também na República Centro-Africana. Um Oficial francês, o Tenente-Coronel Géry Manges, foi enviado pela Direção de Cooperação de Segurança e Defesa (DCSD) do Quai d’Orsay para o CCOPAB desde o ano de 2013, na função de Conselheiro Militar e Instrutor. Aulas de francês também são oferecidas ao CCOPAB por um profissional especializado. As Forças de paz operam geralmente em países onde uma parte da população é francófona (África Subsaariana, Haiti), e o domínio de nosso idioma representa um importante diferencial para os oficiais e soldados brasileiros.

O CCOPAB está localizado no distrito de Deodoro, a 40Km ao norte do Rio de Janeiro, e foi criado em sua forma atual em 2010 , cuja a principal missão é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros, no âmbito de seus comprometimentos em missões de paz e missões de desminagem humanitárias. Este centro de excelência que se irradia por toda a América Latina está diretamente subordinado ao Ministério da Defesa brasileiro.

JPEG

O Adido de Defesa aproveitou sua presença no CCOPAB para condecorar dois Oficiais do Exército Brasileiro com a Medalha da Defesa Nacional : o Coronel Ricardo Vendramin e o Comandante Flávio Henrique, pelos seus desempenhos relevantes em prol da cooperação franco-brasileira.

JPEG

Saiba mais nos seguintes endereços :
-  CCOPAB :http://www.ccopab.eb.mil.br/
-  DCSD : http://www.diplomatie.gouv.fr/fr/politique-etrangere-de-la-france/defense-et-securite/cooperation-de-securite-et-de-defense/la-direction-de-la-cooperation-de/

publié le 01/02/2016

haut de la page