60 anos da Aliança Francesa de Florianópolis

Senhora Presidenta da Aliança Francesa,
Senhor Deputado,
Senhor Cônsul Honorário,
Senhor Diretor,
Caros amigos brasileiros e franceses,

Para mim é um verdadeiro prazer estar com vocês nesta cidade linda para comemorar os sessenta (60) anos da Aliança Francesa de Florianópolis.

Gostaria de agradecer especialmente à Presidenta da Aliança Francesa de Florianópolis, Senhora Martha Kaschny Borges, pelo convite.

Obrigado a todos pela presença e por tudo que fizeram para manter viva a relação entre o Brasil e França, bem como a relação entre Santa Catarina e a França.

Esta noite estamos festejando os sessenta (60) anos da Aliança Francesa de Florianópolis.

Uma Aliança Francesa de Florianópolis da qual podem se orgulhar e que faz jus à rede de quarenta (40) alianças presentes no Brasil, bem como às oitocentas (800) Alianças Francesas presentes em cento e trinta e quatro (134) países, reunindo mais de quinhentos mil alunos por ano.

Em Florianópolis, graças à ação dos Presidentes, dos membros do Conselho de Administração e dos sucessivos Diretores, temos uma bela e, sobretudo bastante dinâmica aliança.

Algumas semanas após Rio dois mil e dezesseis (2016) gostaria de parabenizar particularmente a ação de nosso Diretor, Gilles de La Bourdonnaye, campeão paraolímpico, por tudo que ele fez para promover os Jogos Paraolímpicos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro; jogos paraolímpicos que, devo confessar, foram para mim uma experiência humana de rara intensidade.

Senhoras e Senhores,

A Aliança Francesa, sem dúvida a maior escola de idioma e de cultura do mundo, não existiria sem os funcionários e os professores, aos quais quero prestar uma homenagem especial neste « dia dos professores ». Eles são a garantia da qualidade e da seriedade da Aliança Francesa de Florianópolis, esse “pedacinho de terra francófona” em Santa Catarina.

A Aliança Francesa de Florianópolis se destaca também pela qualidade de sua ação de promoção cultural e por favorecer o diálogo entre as culturas, principalmente francófonas e lusófonas.

Isso não seria possível sem o apoio constante e sempre amigo da Sociedade ENGIE que gostaria de agradecer muitíssimo; é principalmente graças à Sociedade ENGIE, este ano juntamente com a Sociedade AllFood, que a Aliança pôde realizar mais de dois eventos culturais por mês !

Está na hora de parar de falar e dar lugar à música brasileira, e daqui a pouco à música francesa de Nantes com Albert Magister, bem como à gastronomia francesa e brasileira.

Obrigado a todos mais uma vez e vida longa para a Aliança Francesa de Florianópolis e à amizade entre a França e o Brasil.
Feliz Aniversário para nossa Aliança Francesa de Florianópolis.

publié le 27/10/2016

haut de la page