60 Soluções frente às mudanças climáticas: uma exposição através do Brasil - Aliança Francesa de Brasilia

Frente à preparação da França para receber a COP21, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Fundação GoodPlanet apresentam soluções inovadoras e eficazes que associam a luta contra as mudanças climáticas ao desenvolvimento econômico. Deste modo, a exposição “60 Soluções frente às mudanças climáticas” é composta de 21 fotografias de Yann Arthus-Bertrand. As imagens pertencem à sua célebre série “A Terra Vista do Céu”, a qual apresenta iniciativas concretas em quatro setores: a cidade, a agricultura, a transição energética e a adaptação às mudanças climáticas.

No Brasil, as fotografias percorreram o país seguindo o ciclo de eventos “Caravana do Clima no Brasil: rumo à COP21 em Paris”. A primeira parada ocorreu no início de abril no “3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável”, onde se reuniram mais de nove mil participantes em Brasília. A exposição então seguiu seu itinerário em direção a Minas Gerais. No estado mineiro, os paineis fotográficos (em versão bilíngue francês/português) foram primeiramente expostos, no fim de maio, na Pontifícia Universidade Católica em Contagem (MG), para então seguirem para a Cidade Administrativa (sede do governo do estado), lugar onde os paineis ficaram disponíveis para a visitação dos 17 mil funcionários da Casa.

Logo, a exposição seguiu ao Nordeste. Recife foi a primeira cidade da região a recebê-la, durante os meses de julho e agosto no Museu da Cidade, onde mais de 2500 pessoas a visitaram. Dentre elas, cerca de 830 eram estudantes, que ainda participaram de uma série de oficinas temáticas. As fotografias então seguiram para Salvador. Por lá, foram expostas na Aliança Francesa e acompanhadas da exibição de uma série de documentários sobre o clima e uma palestra sobre a COP21, que tratou dos seus desafios, objetivos e oportunidades. Retornando ao Sudeste, a mostra foi instalada no parque CienTec da Universidade de São Paulo em agosto e setembro. Na capital paulista, fez parte da programação da “5ª Virada Sustentável”.

Por fim, as fotografias serão exibidas em Brasília, entre os dias 3 e 30 de novembro na Aliança Francesa e, posteriormente, o ciclo da exposição se encerrará no Rio de Janeiro nos meses de dezembro e janeiro.

JPEG
JPEG
JPEG

publié le 12/10/2015

haut de la page