29°Café Científico de Brasília - 2° Encontro Club France

JPEG

Conferência/debate/degustação

No âmbito do 2° encontro do Club France na UnB, um 29° café científico é proposto com uma temática em arqueologia!

Os mais antigos rastros atualmente conhecidos na América do Sul estão situados no sul do Piauí e datam de pelo menos 35 000 anos. Os vários sítios arqueológicos atualizados confirmam que se trata de um fenômeno de importância, testemunho de uma colonização antiga e densa.

Os seguintes palestrantes estarão presentes para discutirem e debaterem com vocês:

Éric Boëda : Professor da Universidade Paris X- Nanterre, membro honorário do Instituto Universitário da França e Diretor da missão arqueológica francesa no Piauí. Seu tema de pesquisa é sobre os primeiros povoamentos na América através de uma abordagem cognitiva dos comportamentos técnicos.

Sibeli Viana : Professora no curso de graduação de Arqueologia e de pós-graduação de História na PUC Goiás. Ela também é pesquisadora e desenvolve projetos financiados pelo CNPq e pela FAPEG. Faz parte da equipe franco-brasileira de pesquisas arqueológicas no Piauí.

Marcos Ramos: doutorando em pré-história no âmbito de uma co-tutela entre as universidades de Sergipe e de Paris-X Nanterre. Historiador de formação, ele trabalha atualmente no âmbito de sua tese sobre as fácies técnicas das indústrias do pleistoceno e do holoceno médio no nordeste do Brasil. Ele também é membro da missão arqueológica franco-brasileira.

ENTRADA GRATUITA

ICS (auditório) /UnB - L3 Norte, Campus Darcy Ribeiro.

Terça-feira,30 de agosto 18h30

publié le 01/09/2016

haut de la page