1º Seminário Internacional do curso de Mestrado em Ciências Políticas do Centro Universitário UNIEURO

JPEGO Centro universitário Unieuro de Brasília organizou nos dias 9 e 10 de outubro 2014 um seminário sobre o tema dos Direitos Humanos, pelo qual dois professores franceses foram convidados pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) da Embaixada da França no Brasil.

O primeiro dia de debate foi sobre “Direitos Humanos, cidadania e violência”. O professor Jérôme Fromageau (ex-Reitor da Faculdade Jean Monnet – Paris XI) teve a oportunidade de vincular o conceito dos Direitos Humanos com patrimônio cultural, o que levou o questionamento do público sobre a maneira em que Brasília poderia ser valorizada desde um ponto de vista cultural. As atividades culturais da cidade precisariam de uma grande distribuição, de modo que não estejam reservadas para uma minoria.

JPEGO segundo dia do seminário foi uma oportunidade de associar a noção de Direitos Humanos com as questões abrangidas pelos termos “minorias” e “democracia”. É neste contexto que o professor Jean-Michel Poughon (ex-Reitor da Faculdade de Direito, Ciência Política e Gestão de Estraburgo) analisou o impacto da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789. Esta foi uma ocasião propícia para discutir varios temas, tais como a corupção em uma democracia, o estado das prisões ou questionar a eficacia do modelo de integração francês, muitas questões atuais que fascinaram o público até o final da noite.

publié le 22/10/2014

haut de la page