130º Aniversário da Aliança Francesa no Brasil

Na sexta-feira, 17 de abril, foi comemorado o 130º aniversário da Aliança Francesa no Brasil. De fato, a primeira Aliança Francesa foi criada em 1885 no Rio de Janeiro. Desde então, as Alianças Francesas se expandiram em todo o país, e 38.000 alunos aprendem a língua francesa e se beneficiam das atividades culturais oferecidas. A cerimônia, propriamente dita, contou com a participação de :

-  Jean-Claude Jacq, Secrétário Geral da Fundação Aliança Francesa (Paris)

-  Nelson Tadeu Pasotti Pereira, Presidente da Federaçao das Alianças Francesas no Brasil

-  Denis Pietton, Embaixador da França no Brasil

-  Oswaldo Biato, Diretor do Departamento de Europa do Itamaraty

-  Jean-Paul Lefevre, Diretor Geral da Fundação Aliança Francesa no Brasil

-  Jean-Paul Rebaud, Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

Durante a cerimônia, o Embaixador fez o seguinte discurso Discurso do Embaixador, em francês. Ele propôs, nessa ocasião, « incluir na pauta do dia de nossa mobilização como um todo, uma iniciativa com o objetivo de convencer os parlamentares e os responsáveis da área educacional a introduzir a língua francesa como opção no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, o « vestibular » brasileiro.

Em seguida, foi oferecido um coquetel na Residência do Embaixador da França a todos os participantes, Presidentes e Diretores das Alianças Francesas de todo o Brasil e também os professores da Aliança Francesa de Brasilia, funcionários da Embaixada e representantes de outras Embaixadas dos Países Membros da Organização Internacional da Francofonia.

- Veja aqui as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/128482029@N03/sets/72157652108576622/

- Assista aqui os discursos feitos durante a cerimônia e os perfis dos homens e mulheres que fazem a Aliança Francesa atualmente no Brasil: https://www.youtube.com/channel/UCrcjk7oAD2F5ubDDp3lT-sQ

JPEG
JPEG
JPEG
JPEG

publié le 24/07/2015

haut de la page